“Peguei um Ita no Norte”, de 1993, foi escolhido por 61,8% dos internautas como o vencedor do “Duelo dos desfiles” contra o Tambor, de 2009, que recebeu 38,2%.

“Peguei um Ita no Norte”, o famoso “Explode Coração”, foi desenvolvido pelo carnavalesco Mário Borriello. “O enredo escolhido pelo G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro para o carnaval 1993, “Peguei um Ita no Norte”, tem por objetivo prestar uma homenagem ao valente migrante nortista/nordestino, que veio contribuir, com sua vontade e perseverança para o desenvolvimento e progresso das outras regiões brasileiras. Mostra, através de sua viagem, um mosaico de folclores, tradições e costumes de partes de nosso país, procurando manter sempre vivas as diversas manifestações culturais que fazem a história de um povo”, trecho da sinopse da escola.

Pelo site CARNAVALESCO, Eduardo Fonseca escolheu 1993 e fez a defesa abaixo.

Salgueiro 1993 (Por Eduardo Fonseca): Quem nunca cantou “explode coração”? Este samba é símbolo de um desfile memorável e inesquecível para qualquer sambista que começou a amar e descobrir o samba na década de 1990. O desfile em si não é dos melhores da história do Salgueiro. Mas, um refrão forte na cabeça do samba fez a Sapucaí delirar e cantar de ponta a ponta “explode coração/na maior felicidade/ é lindo meu Salgueiro/contagiando, sacudindo esta cidade”. O que se viu na avenida naquele dia, jamais foi visto novamente. Acho que jamais se repetirá. A Furiosa, comandada pelo saudoso mestre Louro, a comissão de frente, comparada com os dias de hoje foi até simples. Porém de um grande efeito aquela bandeiras vermelhas e brancas. Cabe lembrar, que na década de 1990, as comissões de frente não tinham as alegorias e pirotecnias que vemos hoje. No comando do carro de som, o incomparável Quinho e seus inúmeros cacos. Dois dados que chamam a atenção: número de componentes da academia: 5500 e carros alegóricos? 12. Isso mesmo, 12 alegorias. Com todos estes ingredientes, “Peguei um Ita no Norte” é um dos desfiles mais emblemáticos que tive a oportunidade de ver”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui