Deu “Kizomba, festa da raça”. Foram 57% dos votos contra 43% para “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um…”, do título de 2013.

“Kizomba é uma palavra do Kimbundo, uma das línguas da República Popular de Angola. A palavra Kizomba significa encontro de pessoas que se identificam numa festa de confraternização. Do ritual da Kizomba fazem parte inerentes o canto, a dança, a comida, a bebida, além de conversações em reuniões e palestras que objetivam a meditação sobre problemas comuns”, trecho retirado da sinopse de 1988.

Pelo site CARNAVALESCO, Renato Palhano escolheu 1988 e fez a defesa abaixo.

Vila 1988 (Por Renato Palhano): “Marcado como um dos desfiles mais emblemáticos da história moderna do carnaval, Kizomba, Festa da Raça, de 1988, trouxe o primeiro título da história da azul e branco de Vila Isabel. Até hoje o desfile serve como referência para escolas que não presam muito pelo luxo, mas veem na raça o maior combustível para se ganhar o carnaval. Esse foi o desenho perfeito da vila Isabel de 88, já que a escola passava por dificuldades e não tinha nem uma quadra para realizar seus ensaios. O desfile foi repleto de simbolismo: várias alas e carros da escola carregavam uma carga forte de emoção e garra do povo negro, em uma verdadeira catarse, já que naquele ano de 88 a abolição da escravatura oficial completavam 100 anos. O desfile foi tão impactante que a Vila campeã não pode desfilar no sábado das campeãs, já que uma chuva torrencial atingiu o Rio de Janeiro em cheio, cancelando os desfiles de sábado. Outro ingrediente que faz desse desfile um evento lendário”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui