A boa política prevaleceu na assembleia geral da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) que determinou a “desvirada de mesa” com a Imperatriz Leopoldinense e o Império Serrano desfilando na Série A em 2020, e, consequentemente com a manutenção do regulamento do Carnaval 2019. A disputa mexeu com pilares da Liesa que completa 35 anos neste mês. O racha ficou claro nas últimas plenárias e as feridas vão precisar de tempo para serem curadas totalmente. Porém, o primeiro passo foi dado. (Foto: Maria Zilda)

O momento do carnaval do Rio de Janeiro pedia a voz de um dos pilares da Liga. Assim, Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, guiou o comando da assembleia geral na quarta-feira, chamou os dirigentes em um discurso que durou mais de 15 minutos, relembrando na memória de todos as dificuldades da folia e terminou aplaudido por todos.

Para presidir a reunião geral na Liesa o nome do Capitão Guimarães foi apontado por um dos presentes e imediatamente foi bem recebido por todos. Antes, a ideia de um grupo de dirigentes era evitar que Jorge Castanheira comandasse a assembleia. Porém, a reação a proposta do comando com Guimarães foi consenso.

Com a experiência de quem já comandou a Liga e conhece como poucos o mundo do carnaval e seus dirigentes ele frisou que era importante a advogada representante da Imperatriz Leopoldinense acompanhar de perto da apuração dos votos que determinou a desvirada de mesa. Mostrou para os seus pares a forma imparcial de condução dos rumos da Liesa. Naturalmente, a assembleia foi conduzida em um tom equilibrado e a desvirada de mesa terminou sacramentada.

E chegou a pergunta: O presidente Jorge Castanheira teria renunciado ou não ao posto de presidente da Liesa? Foi aí que surgiu o patrono da Beija-Flor, Anísio Abraão David, dando o apoio para a manutenção de Castanheira. Foi a senha para a aclamação. Nos bastidores da Liesa, a postura de Anísio sobre Castanheira foi apontada como inédita e sinaliza um outro momento no comando da folia.

A partir daí, Capitão Guimarães indicou que era hora de correr com os preparativos para o Carnaval 2020, ou seja, fazer rapidamente o sorteio da ordem dos desfiles e sentar com a TV Globo para renovação do contrato de transmissão de 2020. Vamos falar de carnaval!

Comentários