InícioGrupo EspecialEmoção na volta da Beija-Flor! Mestre Rodney celebra: 'Devolveram nossa vontade de...

Emoção na volta da Beija-Flor! Mestre Rodney celebra: ‘Devolveram nossa vontade de viver’

Noite de quinta-feira foi ainda mais especial na Baixada Fluminense

A Beija-Flor de Nilópolis foi a primeira escola de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro que retomou sua disputa de samba-enredo para o Carnaval 2022. A noite de quinta-feira foi ainda mais especial na Baixada Fluminense. O site CARNAVALESCO esteve presente, e, além de ouvir torcedores e componentes nilopolitanos sobre o enredo “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor”, e o retorno para o solo sagrado do samba. Aliás, a abertura da noite foi com um rufar da bateria em homenagem ao ex-diretor Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, que faleceu em junho. * VEJA AQUI FOTOS DA VOLTA

Fotos: Magaiver Fernandes

Ao ser perguntado sobre o retorno do samba, mestre Rodney não escondeu a emoção. “Devolveram nossa vontade de viver. A vida do sambista estava vazia. Sem a sua quadra, a disputa de samba. Estou feliz. Ainda não sei quando voltará o ensaio da bateria. Não faço nada sozinho. Tenho o consenso com toda direção. A escola preza pela vida do componente”. * OUÇA AQUI OS SAMBAS CONCORRENTES DA BEIJA-FLOR

Rodney disse que acredita muito no sucesso do enredo. “O enredo representa o negro tendo voz. Chega de ser o pobre. É o rico, inteligente, educado. O negro sempre foi crucificado”.

‘A Beija-Flor é minha vida’

Desfilando na Beija-Flor há 20 anos, sendo sete na bateria, Carlos Alexandre, que é da ala de cuíca, criado em Nilópolis e personal da rainha de bateria, Raissa, revelou para o CARNAVALESCO o que sentiu quando entrou na quadra da azul e branco. * SIGA O CARNAVALESCO NO TWITTER

“A Beija-Flor é minha vida. Senti uma energia fora do comum. Estava com muita saudade. A Beija-Flor é uma família. Quando entrei e passei pelo portão fiquei todo arrepiado. É uma energia muito positiva. Acredito no desfile em 2022. Tenho certeza que os responsáveis pelo carnaval estão fazendo de tudo para dar certo. A vacinação consiga chegar até 75% da população prevista para agosto e que seja o melhor carnaval de todos os tempos. O nosso enredo representa muito pra mim e para escola. A Beija-Flor vai falar não só do racismo, mas também dos grandes negros da história e que foram esquecidos. Vamos mostrar de um jeito que não foi apresentado na Avenida”.

Para a baiana Eliana de Paula Silva, a previsão é que o retorno com o primeiro encontro cresça ainda mais nos próximos cortes de samba.

“Me senti bem ao voltar para quadra. Gostei de ter voltado. Me apaixonei pela ala de baianas há sete anos e hoje estou também no grupo que faz os shows. Ficamos esse tempo todo sem nada, daqui para frente será melhor. Acredito que teremos os desfiles em 2022. Nosso enredo é muito bom. Importante falar para acabar com o racismo”.

Onze anos desfilando como passista da Beija-Flor, Sabrina Coradini, já vacinada por atuar na área da saúde, também enalteceu o enredo da Beija-Flor para o ano que vem.

“Foi muito complicado ficar esse tempo fora. Trabalho com carnaval. Hoje, eu senti um alívio. Já estou vacinada por trabalhar na área de saúde e tenho uma gratidão muito grande. O enredo da Beija-Flor é muito forte. Ele explica e exalta o que o negro conquistou”.

Os torcedores Yago Borges e Daniel Napoleão citaram a relação de amor e carinho que possuem com a Beija-Flor de Nilópolis.

“Em senti renovado. Voltar no lugar que você gosta muito e se sente bem. A quadra é minha sala de estar da minha casa. Estou muito esperançoso que aconteça o carnaval em 2022”, afirmou Yago.

“Passou um filme na minha cabeça de como a gente tem que lutar pelo carnaval, dar voz para as pessoas, resistir, continuar buscando cada vez mais o carnaval na minha vida. A Beija-Flor é muito comunidade e esse enredo representa o povo preto de Nilópolis. É ver minha história e da minha família na Avenida”, comentou Daniel.

- ads-

Estética primorosa da Grande Rio em 2024 deu prêmio Estrela do Carnaval para dupla de carnavalescos

O desfile da Grande Rio no Carnaval 2024 foi marcado pela originalidade e inovação na parte plástica. Por isso, a escola de Duque de...

Unidos da Ponte define enredo para o Carnaval 2025

A Unidos da Ponte já tem enredo para o Carnaval 2025, com o qual a agremiação de São João de Meriti irá desfilar na...

Álbum com sambas ao vivo do Grupo Especial no Carnaval 2024 chega às plataformas digitais no dia 22 de março

Sucesso na primeira edição, o álbum com os sambas de enredo gravados ao vivo nos desfiles do Grupo Especial do Rio em 2024 já...