InícioGrupo EspecialEscolas satisfeitas! Paes sinaliza para os presidentes do Grupo Especial que pode...

Escolas satisfeitas! Paes sinaliza para os presidentes do Grupo Especial que pode antecipar verba do Carnaval 2022

Prefeito também citou o interesse de realizar um ensaio técnico em julho, caso tenha diminuição da Covid-19 e avanço da vacinação, e abordou interdição da Cidade do Samba

Presidentes e representantes das escolas do Grupo Especial estiveram reunidos com Eduardo Paes. Foto: Danilo Freitas

Os presidentes e representantes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro estiveram reunidos com o prefeito Eduardo Paes, na sede da Prefeitura do Rio, na noite desta quarta-feira, por mais de duas horas. O resultado, segundo apuração do CARNAVALESCO, é o que os dirigentes ficaram satisfeitos com o que ouviram de Paes, principalmente, em relação a volta da subvenção, projetando os desfiles de 2022, mas também como ajuda para este momento sem receita e com os profissionais parados e passando por sérias dificuldades financeiras.

Após os quatros anos de abandono por parte da última gestão municipal, os representantes das escolas perceberam que Eduardo Paes estará presente e participativo, projetando receita futura, através da Lei de ISS, da Prefeitura do Rio. A assinatura do contrato do Carnaval 2022, ainda no mês de março, foi considerada pelos presidentes como uma grande conquista, já que haverá previsibilidade na chegada de recursos e facilitará a compra de materiais e contratações de funcionários/colaboradores.

Outro ponto da reunião que merece destaque é o interesse de Eduardo Paes em realizar um ensaio técnico, na Marquês de Sapucaí, em julho de 2021, caso a cidade consiga reduzir os números de casos da Covid-19. A reação sobre esta proposta foi muito bem aceito por todos os presidentes das escolas de samba.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, conversou com o site CARNAVALESCO e confirmou que a reunião foi muito bem aceita por todos os dirigentes das agremiações.

“A reunião foi importante e esclarecedora. O prefeito falou claramente do objetivo em apoiar o carnaval e já começar a pensar desde hoje o que pode ser feito para implementar mudanças e melhorias em relação aos desfiles de 2022. Ele falou de uma maneira geral do edital do blocos ,mas acha que não se encaixa nas escolas de samba. Independente disso, o prefeito afirmou que vai estudar uma possibilidade relacionada aos barracões e profissionais dos ateliês, ou seja, a equipe de produção do carnaval diretamente afetada pela não realização dos desfiles em 2021. Falou que o mais rápido possível nos dará um retorno”.

Interdição da Cidade do Samba esteve na pauta

O presidente da Estação Primeira de Mangueira, Elias Riche, comemorou o encontro com o prefeito Eduardo Paes e sinalizou que o carnaval do Rio de Janeiro pode ter dias melhores em um futuro próximo.

“A reunião foi muito boa, proveitosa e uma injeção de ânimo para todo mundo. O prefeito é uma pessoa que gosta de carnaval, tem olhar para cidade do Rio de Janeiro, e sabe da importância das escolas de samba. São muitas pessoas que estão passando muita necessidade, ele está preocupado com isso, e temos certeza que as coisas vão melhorar. A partir de março e abril, vamos poder dar empregos para todas pessoas do carnaval. A prefeitura vai assinar o contrato do Carnaval 2022 com todas escolas e tentar antecipar os recursos para começarmos os trabalhos, como os protótipos das fantasias, e podermos gerar empregos para os funcionários do carnaval”, explicou o presidente mangueirense.

Sobre a interdição da Cidade do Samba, Jorge Castanheira contou que o prefeito fará um grupo de trabalho para estudar como agir e conseguir a liberação do local.

“O prefeito designou uma pauta de reuniões. O grupo da prefeitura vai ter acesso ao processo para verificar possibilidades de recursos jurídicos e tentarmos viabilizar a desinterdição da Cidade do Samba”.

Castanheira revelou também que a realização das lives para escolhas dos sambas-enredo de 2022 está caminhando com avanços.

“Estive em reunião com o governador e a secretária estadual de Cultura. Estamos viabilizando. Já conversei com a direção da TV Globo e com o Boninho para encontrarmos um mecanismo nos próximos meses e viabilizarmos todo esse processo de escolha de samba, através da Lei Aldir Blanc e o Fundo Estadual de Cultura. Estamos trabalhando direto, todas escolas unidas, em prol de soluções que atendam de forma planejada um carnaval mais emocionante ainda em 2022”.

- ads-

Wallace Palhares deixa presidência da Liga-RJ e celebra dois mandatos no comando da Série Ouro

Wallace Palhares deixa nesta quinta-feira a presidência da Liga-RJ, que comanda os desfiles da Série Ouro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. O dirigente...

Confira a sinopse do enredo da Em Cima da Hora para o Carnaval 2025

A Em Cima da Hora apresenta o enredo para o Carnaval 2025: "Ópera dos Terreiros - O Canto do Encanto da Alma Brasileira"! Ópera...

Zé Paulo sobre a Mocidade 2025: ‘patamar muito maior do que foi desse ano’

Durante o aniversário do Tuiuti, no início de abril, o CARNAVALESCO conversou com Zé Paulo Sierra, intérprete da Mocidade, que fez balanço do Carnaval...