Gratidão e emoção! Carnaval celebra a volta do site CARNAVALESCO

635

Por Guilherme Ayupp, Daniela Safadi, Diogo Cesar Sampaio, Fiel Matola, Philipe Rabelo e Eduardo Fonseca

Seis meses de longa agonia. O site CARNAVALESCO retomou suas atividades no sábado como uma grande festa no Botequim Carnavalesco, a nova casa dos sambistas. As personalidades mais relevantes da folia estiveram presentes em uma tarde marcada por muita emoção e agradecimentos pela importância do veículo no cenário atual do carnaval.

O Botequim Carnavalesco abriu suas portas para as mais importantes personagens da folia. Algumas delas se fizeram representar nas paredes do estabelecimento. O mundo do carnaval pode reverenciar novamente Maria Helena, Raissa Oliveira, Renato Thor, Simone Drumond, Vilma Nascimento, Fernando Horta e Ito Melodia. Integrantes de todas as escolas de samba se fizeram presentes no Botequim Carnavalesco ao longo do dia de festejos que abriram a volta do veículo referência da folia carioca. A tarde de festejos foi embalada pelo intérprete Leonardo Bessa, que recebeu companheiros cantores. Apresentaram-se nomes como Ciganerey, Zé Paulo e Igor Vianna, entoando obras consagradas na avenida em suas vozes.

“O CARNAVALESCO não se importa só com a época do carnaval, ele dá voz ao samba o ano inteiro”, Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa

O editor-executivo do CARNAVALESCO, Alberto João, não conteve a emoção ao discursar sobre a volta do veículo. O jornalista destacou a importância da equipe do site ao lembrar dois integrantes que já não estão entre nós. “Eu preciso homenagear duas figuras fundamentais na história do site. Já não estão entre nós. Isaac Ismar e Guilherme Marques. O nosso site só atingiu esse patamar graças ao empenho de cada integrante dessa equipe incansável. O Botequim Carnavalesco chegou para ficar. O meu parceiro Thiago Castro está ao meu lado nessa empreitada e eu sou muito grato a ele por essa enorme confiança na gente”.

“Quem é do samba e quem não é também conhece o CARNAVALESCO. Ele é uma marca competente identificada no carnaval”, Marcelinho Calil, presidente da Viradouro

O chef Thiago Castro enalteceu a sua equipe, a parceria com o CARNAVALESCO e apostou no sucesso da nova casa de todos os sambistas.

“Não posto deixar de agradecer a Tia Nilda, da Mocidade, a minha escola, que me recebeu de uma forma tão carinhosa desde os meus primeiros momentos preparando a feijoada na Mocidade. Minha maravilhosa equipe, que eu devo quase todo o meu sucesso. O Botequim Carnavalesco veio para ficar. A gente espera que essa casa seja palco de grandes celebrações”, disse o chef.

O site CARNAVALESCO homenageou ao longo do dia as maiores personalidades do carnaval demonstrando que sua linha editorial segue buscando dar protagonismo aos sambistas. Passaram pelo Botequim Carnavalesco casais de mestre-sala e porta-bandeira, mestres de bateria, intérpretes, baianas, passistas, presidentes. Todos em celebração ao retorno do veículo que sempre intencionou dar destaque ao verdadeiro protagonista da notícia: o sambista.

Confira abaixo depoimentos importantes:

Renato Thor, presidente do Tuiuti – “Eu sou um pouco suspeito de falar. Como sambista digo que quem vai ganhar é o mundo do samba. Te confesso que com as disputas de samba sem o site, eu estava meio perdido, sem uma referência. E o site sempre fez essa divulgação dos sambas concorrentes. A volta do site é muito importante para nós sambistas”.

Elmo José dos Santos, diretor de carnaval da Liesa – “A volta do site é um momento de grande celebração. Porque o CARNAVALESCO não se importa só com a época do carnaval, ele dá voz ao samba o ano inteiro. Eu tenho um carinho todo especial por esse site. E eu tenho certeza que hoje o mundo do samba está em festa”.

Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca – “Acho muito importante essa volta do CARNAVALESCO. Na verdade, nunca deveria ter saído. É um site maravilhoso e nós (escolas de samba) temos que somar com ele. Porque, pra quem conhece e gosta de carnaval, é um site muito importante”.

Marcelinho Calil, presidente da Viradouro – “Quem é do samba e quem não é também conhece o CARNAVALESCO. Ele é uma marca competente identificada no carnaval. Cobre o desfile, e mais importante, cobre o carnaval o ano inteiro. É notório ver a alegria de todos que trabalham aqui, você vê o prazer de trabalhar, a felicidade em cobrir. Todos nós estamos felizes pelo retorno do site. O carnaval ganha, todas as escolas também ganham”.

Luiz Guimarães, vice-presidente da Vila Isabel – “É fundamental um veículo especializado. A maioria dos sites dão ênfase quando chega próximo ao desfile. E digo, que é importante que o público receba notícias do carnaval o ano inteiro, e o site CARNAVALESCO faz isso. Vejo positiva a volta do site”.

Mestre Rodney, comandante da bateria da Beija-Flor – “A gente fica feliz com a volta do CARNAVALESCO. Nós estávamos órfãos. Hoje é uma festa maravilhosa e realmente agora o carnaval está completo”.

Carlinhos de Jesus, coreógrafo da comissão de frente da Portela – “O site CARNAVALESCO é um canal do artista popular, do artista do povo, do samba. É um espaço onde a gente pode mostrar nosso trabalho, podemos discutir, podemos falar é um grande veículo e eu parabenizo o site por isso e pela importância que tem. o samba não é só na avenida, ou numa roda de samba. Ele tem que ter divulgação de todos os envolvidos. O site proporciona esse espaço e o mais importante com uma veiculação bem abrangente e até quem não gosta de samba fica ligado”.

Wilsinho Alves, diretor de carnaval da Vila Isabel: “O site CARNAVALESCO, na última década, foi o principal veículo de carnaval com o sambista. Trabalha o ano todo, um trabalho incansável, que não é somente na disputa e final de samba ou próximo ao carnaval. Vocês noticiam tudo que acontece nas escolas de samba, seja na parte social, shows… A notícia de que o site iria se ausentar algum tempo pegou todo mundo de surpresa, e a gente ficou muito feliz com esse retorno. A Vila Isabel deseja sorte ao CARNAVALESCO nessa empreitada, e que ela continue por muitos anos”.

Junior Schall, comissão de carnaval da Portela – “Eu conheço o Alberto João e boa parte da equipe há muito tempo e eu sei que a presença do CARNAVALESCO na cobertura do samba, nessa trincheira… é necessária. Nós não temos muitas vozes que nos representem, que estejam ali investigando, no melhor sentido, que estejam dialogando com a gente. Trazer o carnaval de forma concreta o ano inteiro é muito necessário. Eu sou suspeito para dizer porque acompanhei a trajetória dessa equipe. Que papai do céu cubra o caminho de vocês todos com sucesso, porque a competência e o senso de poder fazer ainda mais vocês já possuem lá de trás. Eu sei que ele abençoa quem trabalha e vocês trabalham muito”.

Valber Frutuoso, diretor de carnaval da Beija-Flor – “O carnaval precisa de um site com o CARNAVALESCO que tem uma análise crítica e bastante detalhada. O site passa para os componentes e para o povo do carnaval uma análise fidedigna e verdadeira daquilo que as escolas estão desenvolvendo ao longo do período de preparação do carnaval”.

Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela – “Difícil falar sem cair no lugar comum. Quem é do carnaval, quem é apaixonado, quem é profissional, ou mesmo quem vive o carnaval de alguma maneira e eu estou falando especificamente das escolas de samba, sentiu muita falta do site. Qualquer pessoa que você entrevistar vai dizer isso, todos sentiram falta, sejam pelas agremiações e por saber o que está acontecendo no carnaval como um todo. Claro que tem outros sites que fazem um trabalho muito bom também, mas é como se a gente estivesse acostumado com aquele tipo de análise. Eu acompanhei o sofrimento de todos nós, do Alberto principalmente, mas de todos nós e a questão agora é ver se é uma forma sustentável de se fazer um trabalho minimamente confortável, se não é muita entrega… ninguém quer retribuição, não é isso, a gente espera que o trabalho seja confortável”.

Ito Melodia, intérprete da União da Ilha – “A volta do site é uma coisa maravilhosa. Venho acompanhando há muitos anos. Agora o samba está mais feliz, vocês fazem um trabalho com bastante credibilidade”.

Fernando Fernandes, presidente da Vila Isabel – “Acho ótimo a volta do site CARNAVALESCO. É muito importante para a festa que tenham muitos veículos falando sobre carnaval, isso agrega valores ao carnaval, por isso é muito importante a volta”.

Tia Nilda, presidente da ala das baianas da Mocidade – “O site CARNAVALESCO sempre foi o marco do carnaval. Para mim é hours-concurs”.

Ciganerey, intérprete da Rocinha – ”O site CARNAVALESCO é quem sempre cobre muito o carnaval e toda a programação do samba durante todo o ano. A volta é um momento bem especial para todos nós”.

Edson Marcos, diretor da Liesa – “A volta do site CARNAVALESCO é um prazer. É um prêmio ao mundo do samba porque é um site que traz sempre informações atualizadas”.

Célia Domingues, presidente da Amebras – “A gente sempre bateu muitos aplausos para o trabalho do site, que a gente precisa dentro da nossa comunidade do carnaval. Hoje, ele volta com uma proposta muito arrojada, avançada e inovadora para um site e eu só tenho a agradecer e desejar muito sucesso por esse trabalho de que vem sendo desenvolvido há tanto tempo e que vai continuar ainda por muito tempo”.

Raíssa, rainha de bateria da Beija-Flor – “O CARNAVALESCO nunca deveria ter saído. Porque é um site de criatividade, credibilidade e que exalta a todos nós sambistas de maneira carinhosa”.

Max Lopes, carnavalesco – “O site CARNAVALESCO revive o ano todo o carnaval. É importante não só para o carnaval, mas também para a cultura brasileira”.

Fran-Sérgio, membro da comissão de carnaval da Unidos da Tijuca – “Essa volta é de suma importância. São vocês que divulgam o nosso trabalho. Sem vocês, não somos nada, pois as pessoas não tomam conhecimento do que a gente realmente faz, nos bastidores e no dia a dia do carnaval. É o veículo hoje mais importante para o carnaval”.

Rute, porta-bandeira da Viradouro – “Eu vou resumir isso em um exemplo: sempre que terminamos uma apresentação, ficamos de minuto em minuto entrando no site, esperando uma postagem, uma opinião. Isso é para vocês verem como vocês são importantes para nós sambistas”.

Marcella Alves, porta-bandeira: “Estou muito feliz. Quando recebi o convite para vir sabia que não poderia deixar de estar aqui hoje. Pois, o CARNAVALESCO é um site que eleva tanto a imagem do sambista, fala da nossa arte e de nossa cultura e a volta de vocês irá valorizar muito o mundo do samba”.

Dandara, porta-bandeira da União da Ilha – “Estou super feliz com a volta do CARNAVALESCO que é um site que sempre foi muito conceituado no carnaval, por isso fiz questão de vir prestigiar. Vocês têm que estar no ar, pra gente é muito importante”.

Chiquinho da Mangueira – “Foi uma satisfação muito grande poder estar aí no Botequim Carnavalesco hoje e fiquei mais feliz ainda sabendo que o CARNAVALESCO está voltando. Um site que eu respeito, que tenho um ótimo relacionamento como sempre tive. Queria desejar a vocês boa sorte no negócio, no bar, onde a gente vai poder encontrar os sambistas e o site. A gente vai ter mais um meio de comunicação para o nosso carnaval que muito precisa da ajuda de vocês”.

Igor Vianna, intérprete da Alegria da Zona Sul – “O site não podia ficar de fora de nossa festa. Ele é uma grande referência. Se não for a maior referência do jornalismo de carnaval. Estou muito feliz com a volta do site”.

Fabrício, mestre-sala da São Clemente – “A volta do site é super importante e fundamental, mediante todo o contexto em que o poder público municipal está tentando de alguma forma denegrir a imagem do carnaval. A volta do site ajuda o sambista a externar sua posição e a solidificar sua posição que durante tanto tempo foi marginalizada e que hoje tem sua voz de volta a sociedade. O site vem ajudar todos os sambistas a ter voz, desde aquele mais importante ao mais simples, e isso que é o grande barato”.

 

Comentários