Segundo o manual do julgador da Liesa uma boa harmonia e que mereça a nota 10 precisa demonstrar a perfeita igualdade do canto do samba-enredo, pelos componentes da escola, em consonância com o intérprete do samba e a manutenção de sua tonalidade no desfile. Além disso são critérios de julgamento o canto do samba-enredo, pela totalidade da Escola e a harmonia do samba. Neste sentido apenas a campeã Mangueira recebeu do corpo de julgadores os 40 pontos. A Verde e Rosa ganhou o prêmio Estrela do Carnaval 2019, na categoria melhor Harmonia do Grupo Especial, e a festa de premiação será no dia 14 de abril, na quadra da Unidos da Tijuca.

A escola, entretanto, não foi a única a conseguir a nota máxima pelo critério de julgamento, onde a menor nota é descartada. Por isso Viradouro, Salgueiro, Vila Isabel e Portela alcançaram a Mangueira e terminaram o julgamento de harmonia com 30 pontos, garantindo a nota máxima no quesito.

Harmonias elogiadas nos últimos anos deixaram o julgamento com pontos a melhorar para o ano que vem. Beija-Flor (29,9), Unidos da Tijuca (29,9) e Mocidade (29,8) acabaram não conquistando a nota máxima, pois foram penalizadas em mais de uma cabine de julgamento.

Para os julgadores do quesito os desempenhos mais insatisfatórios na avenida foram das duas escolas que abriram as duas noites de desfiles. O Império Serrano, a primeira a desfilar domingo de carnaval, perdeu um total de oito décimos (11 sem descarte) no quesito. A São Clemente, escola que abriu a noite de segunda-feira, também não obteve nenhuma nota 10 e perdeu um total de cinco décimos no julgamento (sete sem o descarte).

Confira a classificação do julgamento de harmonia no Carnaval 2019:

1) Mangueira – 30
Viradouro – 30
Vila Isabel – 30
Portela – 30
Salgueiro – 30

6) Tijuca – 29,9
Beija-Flor – 29,9

8) Mocidade – 29,8
Tuiuti – 29,8

10) Grande Rio – 29,7
União da Ilha – 29,7

12) Imperatriz – 29,6

13) São Clemente – 29,5

14) Império Serrano – 29,2

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui