InícioSérie OuroInocentesInocentes apresenta samba em homenagem para rainha Marta

Inocentes apresenta samba em homenagem para rainha Marta

Por Guilherme Ayupp e Lucas Santos

A Inocentes de Belford Roxo apresentou na tarde deste domingo o samba-enredo em homenagem à jogadora Marta, atleta eleita a melhor jogadora de futebol do mundo por seis vezes e que será o enredo da tricolor da Baixada em 2020. O evento ocorreu em uma casa de show em Nova Iguaçu, já que a quadra permanece impedida de ser utilizada. Novamente, a obra de 2020 foi encomendada aos compositores Cláudio Russo, André Diniz e Altamiro.

O evento reuniu a cúpula da diretoria da Lierj, além dos novos reforços da escola para o Carnaval 2020, especialmente o intérprete Pixulé, um dos primeiros cantores a cantar na escola em 2000. O presidente de honra Rodrigo Gomes explicou o motivo de não utilizar a quadra em Belford Roxo.

“Estamos enfrentando alguns problemas na quadra. Realizamos algumas adaptações a pedido dos bombeiros. Essa casa de show está bem próxima da divisa com Belford Roxo. É interessante também buscar essa aproximação com Nova Iguaçu, um dos maiores municípios da Baixada. Em breve nossa quadra estará em condições de novo”.

Rodrigo falou à reportagem do CARNAVALESCO que a jogadora confirmou presença no desfile da Inocentes no Carnaval 2020.

“Ela vem. Esse é um compromisso que temos. Conversamos com o empresário dela. Ela vive nos EUA, mas ela nos deu a certeza de vir no desfile. Nos demonstrou sua emoção com a homenagem. A história da Marta é um exemplo, uma pessoa que permanece simples e humilde mesmo com tudo que conquistou na vida. A luta da Marta é a nossa”, destaca.

O dirigente citou que a incerteza com relação à subvenção não vai interferir na qualidade do projeto apresentado. Ele cobra o apoio do poder público mas não usa como desculpa para não realizar um desfile à altura de sua homenageada.

“É uma situação difícil. Você orçar um desfile sem ter noção de quanto vai ganhar. Mas o carnaval tem que acontecer, fizemos uma previsão de gastos. Independente de subvenção seremos competitivos. Os governantes precisam entender o carnaval como um produto importante do turismo na nossa cidade. Mas estaremos preparados independente disso”, afirma.

Inocentes não reduzirá projeto devido à crise

De volta à Inocentes de Belford Roxo, o diretor de carnaval Saulo Tinoco destaca que a tricolor da Baixada é a sua segunda casa e afirma que o projeto da escola para o ano que vem é grandioso.

“A Inocentes é minha segunda casa, fiquei muito feliz com o convite do presidente Reginaldo Gomes. Já iniciamos os trabalhos em nosso barracão, desmontamos dois carros já, partindo para o terceiro. Um processo sem correria, dentro do cronograma. Temos um carnavalesco acostumado a trabalhar com restrições. Viremos com quatro alegorias, um acoplamento e um tripé. É um projeto grandioso”, afirma.

O diretor de carnaval avalia que a partir de dezembro comecem os ensaios de comunidade, após o fim do processo de recadastramento dos integrantes que desfilam pela escola.

“Vamos com aproximadamente 2.200 componentes. Nossos ensaios acontecem a partir de dezembro. Estamos cadastrando a comunidade e ela está comparecendo. Temos certeza que estamos no caminho certo”, finaliza.

Mestre de bateria afirma que nota 9,9 foi por conta da chuva

O mestre Washington Paz demonstra lucidez ao analisar o desempenho de sua bateria no desfile. Segundo ele as notas foram justas, mas a escola foi muito prejudicada por causa da chuva. Ele aproveitou para brincar com o fato de Marta ter sido eleita seis vezes a melhor do mundo.

“Uma grande responsabilidade. Quem sabe um dia a gente também ganhe um prêmio de melhor do mundo? (risos). Vou para meu 11º carnaval à frente da bateria. Fomos um pouco prejudicados pela chuva esse ano, compreendi o 9,9 que tiramos devido ao volume de nossos surdos”, avalia.

Washington afirma o que está sendo feito em termos de trabalho na Cadência da Baixada e pondera que o mais importante é um constante aperfeiçoamento de naipes.

“Nossa roupa é bem legal. A nossa preocupação principal é o ritmo. Serão 250 ritmistas, o mesmo número do ano passado. Cada vez mais buscamos o aperfeiçoamento dos nossos naipes que possibilite uma cadência cada ano melhor”, finaliza.

Prata da casa assume posto de primeiro mestre-sala

Com a saída de Peixinho, a Inocentes efetivou o segundo mestre-sala Douglas Valle como primeiro. Ele vai dançar ao lado da porta-bandeira Jaçanã. Ao site CARNAVALESCO, Douglas falou da missão.

“É sempre uma honra estar defendendo o pavilhão da Inocentes, agora o primeiro, pra mim é muito gratificante estar ao lado da Jaçanã, excelente porta-bandeira, pessoa de caráter ímpar”, disse.

“A primeira vez que eu dancei com o Douglas, eu tive um entrosamento muito grande. Eu sei, eu conheço o potencial dele, tanto que a opção para a escolha dele foi minha. A nossa rotina vai se intensificar agora devido a apresentação do nosso samba e a gente quer mostrar o nosso trabalho bem calmo, bem nítido e bem transparente para o carnaval de 2020, para que não haja nenhuma interferência”, explicou Jaçanã.

Voltas de Tem-Tem Sampaio e Pixulé

Após 11 anos afastado do carnaval, o cantor Tem-Tem Sampaio vai cantar ao lado de Pixulé. Ele disse ser o responsável pelo enredo sobre a jogadora Marta ser apresentado para Inocentes.

“É um momento único. É uma emoção muito grande retornar para a minha escola de coração, sou um dos fundadores da Inocentes. Ofereci esse enredo quando o presidente me convidou para voltar. O legado da Marta é uma coisa muito rica. Um menina que saiu do sertão como outras meninas de 12, 13 anos, que muitas vezes são vendidas a sorte, morrem de fome, e a Marta e se tornou essa heroína, vencedora, que traz alegria na arte do futebol para a gente”, afirmou.

Quem também volta é Pixulé. Ao site CARNAVALESCO, ele comentou o reencontro com a Inocentes.

“Fiquei até um pouco nervoso, apreensivo, porque é uma reestreia de emoção, retornar a Inocentes de Belford Roxo. A comunidade me recebeu de novo de braços abertos, deu para sentir essa emoção e eu também fiquei. O samba foi de uma aceitação unânime emocionado”.

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...