Quem acompanha o carnaval e todos os seus bastidores conhece Jaime Cezário pelos desfiles que criou em diversas escolas de samba – incluindo a Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Cubango, Caprichosos de Pilares, Unidos do Porto da Pedra, São Clemente, e Paraíso do Tuiuti – o longo de quase três décadas de carreira.

Seu êxito como carnavalesco fez com que optasse pela paixão à folia, diminuindo gradativamente sua atuação como arquiteto, seu ofício por formação, que exerceu com maestria antes de se dedicar integralmente ao carnaval.

Jaime Cezário é pioneiro em aplicar, na construção de desfile de escola de samba, técnicas do trabalho de arquiteto. É esse pioneirismo, tão importante ao ponto de ser incorporado por muitos profissionais dos festejos de Momo, que Jaime abordará na palestra “A Arquitetura do Carnaval”, que será realizada no Instituto Pereira Passos (IPP). Este ano, o Rio de Janeiro foi consagrado como a Capital Mundial da Arquitetura, o que torna o tema ainda mais relevante.

O IPP- órgão público de referência na área de arquitetura e urbanismo – sediará a palestra na próxima segunda-feira, às 18h30m. A entrada é gratuita. O endereço é Rua Gago Coutinho 52, Laranjeiras, bem próximo do metrô do Largo do Machado. A palestra vai acontecer no Auditório Carlos Nelson, no primeiro andar.

Comentários