O apresentador Jorge Perlingeiro, responsável pela leitura das notas do carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na quarta-feira de cinzas, surgiu como favorito para ocupar a presidência da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na futura eleição, que ainda não tem data prevista para acontecer. A informação foi divulgada nesta terça-feira na coluna do jornalista Ancelmo Gois, em O Globo.

O pleito oficialmente marcado para maio de 2021 deve ser adiantado. Alguns dirigentes, nos bastidores da Liga, queriam que acontecesse já em dezembro de 2020, mas a tendência é que seja em janeiro ou provavelmente em fevereiro. A atual gestão ainda tem que apresentar sua prestação de contas.

O atual presidente Jorge Castanheira não manifestou oficialmente sua decisão de concorrer ou não para uma nova reeleição. A seu favor tem o lado da gestão do carnaval, e, caso os desfiles aconteçam em julho de 2021, com autorização do poder público e autoridades sanitárias, muitos confiam que ele é o nome ideal para realizar toda estrutura operacional e depois deixar o comando da Liesa.

Do outro lado, alguns dirigentes, que não declaram suas preferências abertamente, acreditam que é hora de mudança no comando do Grupo Especial. Além de um novo presidente, eles sugerem uma descentralização na Liga, com novos diretores cuidando de áreas específicas (marketing, comunicação, operações, social e cultural).

Além do nome de Jorge Perlingeiro, outros citados são Fernando Horta, presidente da Unidos da Tijuca, e, Renato Thor, presidente do Paraíso do Tuiuti e ex-presidente da Lierj. Oficialmente, nenhum dos três se posicionou ainda sobre o pleito na Liesa.

A eleição terá os votos presidentes das escolas de samba e das fundadoras da Liesa, além das palavras decisivas do Conselho Superior da Liesa. Com o falecimento de Luizinho Drumond, o grupo hoje é formado por Anísio Abraão David e Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.