A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e algumas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro já projetam atividades para os dias de carnaval em fevereiro. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, e o governador Cláudio Castro, vão manter o feriado de terça-feira, dia 1º de março, mas dificilmente vão decretar ponto facultativo na sexta e segunda-feira, dias 25 e 28 de fevereiro.

Foto: Tarso Ghelli/Prefeitura do Rio

A Cidade do Samba deve receber em alguns dias de carnaval, em datas ainda definidas pela Liesa, uma festa para celebrar o samba. O martelo ainda não foi batido sobre o modelo. Um dos possíveis são os desfiles com carro de som e integrantes das agremiações, quase um ensaio técnico que fez muito sucesso no lançamento dos sambas da Série Ouro e é muito aguardado que aconteça um dia com escolas de samba do Grupo Especial. Lembrando que em São Paulo os desfiles na festa dos sambas são muito elogiados pelo público e pelas agremiações.

O prefeito Eduardo Paes deve anunciar também durante o mês de fevereiro como será a cerimônia de entrega da chave da cidade para o Rei Momo, na sexta-feira de carnaval. Em 2021, quando não houve folia, o prefeito fez uma cerimônia simbólica no Sambódromo da Sapucaí.

Em reportagem no jornal O Globo, a Estação Primeira de Mangueira anunciou que fará um viradão nos cinco dias de folia. A atual campeã do Grupo Especial, a Viradouro, fará um baile de carnaval, apenas para os componentes da comunidade no dia 26 de fevereiro.

Comentários