Nesta quarta-feira será a vez dos diretores de carnaval das 12 escolas de samba estarem presentes no Ciclo de Debates sobre Critérios de Julgamento dos desfiles do Grupo Especial. O objetivo dos encontros é promover a discussão sobre os critérios de julgamento dos desfiles, procurando adequá-los à evolução do espetáculo.

Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

A iniciativa prevê um total de cinco encontros semanais reunindo, separadamente, carnavalescos, diretores de carnaval, e presidentes das escolas de samba, além dos julgadores que atuaram no último desfile, no Carnaval 2020, e representantes da imprensa.

Os encontros, fechados para a imprensa, são dirigidos pelo presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, e o Coordenador de Julgadores, Júlio César Guimarães Sobreira. A partir da pauta de discussão e sugestões apresentadas, será produzido, ao final do último encontro, um relatório que será submetido ao plenário.

As propostas de mudanças aprovadas passarão a integrar o Manual de Julgadores para o Carnaval 2022. Posteriormente, elas serão debatidas e treinadas no Curso de Julgadores, segmentadas por quesitos e seus respectivos jurados.

“Nosso objetivo é estabelecer um julgamento cada vez mais democrático, justo e transparente, com a modernidade que o espetáculo exige”, afirma Perlingeiro, confirmando que a Liesa pretende apresentar ao público as justificativas dos julgadores (das notas diferentes de 10) antes dos desfiles do Sábado das Campeãs, que acontecerá no dia 05 de março, no Sambódromo.

Definição do quadro de julgadores

Nos encontros serão definidos também os julgadores que continuarão atuando e os que serão substituídos. Serão 45 ao todo, ocupando cinco módulos de julgamento distribuídos pela pista de desfile, com 09 julgadores em cada um (um de cada quesito), atribuindo notas de 9 a 10, com frações de 0,1 (um décimo).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.