A musa da São Clemente e destaque em diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, Tuane Rocha, de 38 anos, foi encontra morta no banheiro de sua residência, na tarde de terça-feira. A causa do falecimento foi embolia pulmonar fulminante, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), que foi divulgado pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, de O Globo.

Em 2017, ela foi capa da Rio Samba e Carnaval e musa do camarote na Marquês de Sapucaí. A história de Tuane é vasta e vencedora no carnaval. Em 1999, ela foi campeã do concurso de Garoto da Imperatriz, também passou pela Rocinha, Cubango, Salgueiro, Tuiuti, Vila Isabel.

“Tuane foi mãe aos 13 anos, e entrou cedo no carnaval para sustentar a filha. Tenho muita admiração pela trajetória dela, é uma história de luta mas também de amor, ao samba, à cultura brasileira, às nossas origens. Desde o princípio imaginei o filme como um mergulho sensorial no universo da Tuane, captando a emoção, o êxtase, o vazio, a solidão, os contrastes que coexistem na rotina dela. Acho que a força do filme vem daí. Se escolhesse explicar quem ela é, o filme perderia a subjetividade e o espectador ficaria preso a ideias, não embarcaria na dor e na beleza de se viver do samba”, disse a diretora Clara Peltier, que fez o documentário “Pele de Pássaro”, ao site Ovelha.

O presidente da São Clemente, Renato Almeida Gomes, fez um post sobre o falecimento de Tuane.

“A Tuane foi uma das pessoas mais marcantes quando falamos das musas e destaques da São Clemente. Foram vários Carnavais representando muito bem a nossa escola, com um papel fundamental no desenvolvimento de muitas meninas da nossa comunidade. Vai fazer uma falta imensa, mas será sempre lembrada por cada integrante da São Clemente. Ficam as melhores lembranças de uma pessoa muito especial”.

Rainha de bateria da Beija-Flor, Raissa de Oliveira, também escreveu sobre Tuane.

” “Recebi a pior notícia. A filha, a mãe, a profissional, que é uma mulher de fibra não estaria mais entre a gente. Para mim está sendo um choque. Tanto palcos dividimos juntas, tantas viagens, muitas conversas e risadas. Vá com Deus, minha eterna amiga. Vá com sua alegria e chegue aí no céu sambando, que é o que você amava fazer”.

Veja mais homenagens para Tuane:

Hj é um dia triste para o mundo do samba. Foi – se Tuane Rocha, uma das mais completas artistas do nosso meio.

Que sua passagem seja leve…

Publicado por Nilce Fran em Terça-feira, 16 de março de 2021

Meu Deus, inacreditável que nossa querida Tuane Rocha se foi!!
Excelente profissional, estivemos juntos em vários shows….

Publicado por Neguinho da Beija-Flor em Terça-feira, 16 de março de 2021

Com muito pesar que recebemos a notícia da morte da querida Tuane Rocha, uma passista incrível e que desfilou como…

Publicado por GRES Acadêmicos do Cubango em Terça-feira, 16 de março de 2021

É com muito pesar que lamentável o falecimento da nossa eterna amiga, Tuane Rocha. Por anos fazendo parte da nossa…

Publicado por Acadêmicos da Rocinha em Terça-feira, 16 de março de 2021

É com muito pesar que lamentamos o falecimento da nossa querida musa Tuane Rocha, capa da edição de nº 46 da Revista Rio Samba e Carnaval, de 2017. Para sempre em nossos corações. 🖤❤️

Publicado por Rio Samba e Carnaval em Terça-feira, 16 de março de 2021

Comentários