Os desfiles das escolas de samba terminaram no fim de abril e a Mocidade Independente de Padre Miguel, que não conseguiu ficar nos seis primeiros lugares, ainda está colhendo frutos de ser uma agremiação moderna e que produz conteúdo para mídias digitais e que vão muito além da apresentação na Marquês de Sapucaí. Eleito o melhor trabalho de 2021 nas redes sociais, no prêmio “Destaques do Ano”, do site CARNAVALESCO, a Verde e Branco de Padre Miguel inovou agora com a campanha de “renovação contratual” do mascote Castorzinho.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Bryan Clem, diretor de marketing da Mocidade, explicou a ideia foi principalmente para manter o público próximo e conectado com a escola. Apenas nos últimos cinco dias, o perfil da agremiação no Twitter ultrapassou a marca de 500k impressões com esses tweets.

Como surgiu a ideia da ação da renovação do Castorzinho?

“Neste período pós desfile, a gente precisava continuar trabalhando a imagem do Castorzinho para manter o público próximo e conectado com a nossa escola em meio ao vai e vem de contratações do carnaval. Por isso, criamos essa narrativa que ele seria dispensado nesta dança das cadeiras. Mas, no fundo, queríamos só valorizar ainda mais a importância deste personagem para nossa estratégia dentro do cenário digital”.

Qual é a análise após toda ação ser desenvolvida?

“O saldo é extremamente positivo. A interação alcançada e todo engajamento orgânico nos fazem acreditar ainda mais na potência que temos ao nosso lado. E é só o começo, porque a partir da renovação dele nós traremos diversas ações com os nossos torcedores para estarem ainda mais próximos da escola. Só no twitter, nós tivemos interação com diversas escolas irmãs e até perfis de outros segmentos, como futebol, música, entretenimento e até de serviços, como o oficial do VLT”.

O que representa institucionalmente para escola essa ação?

“Nosso grande objetivo com o Mascote sempre foi aproximar o torcedor. Primeiro, usando a figura carismática para atrair os pequenos que estão distantes do nosso carnaval. E até os mais velhos, pois a fila de fotos com ele em cada evento é gigante. Todo engajamento orgânico que tivemos nesses dias foi fundamental para aumentar o alcance dos nossos perfis na rede e fazer o famoso “furar a bolha” com a nossa mensagem”.

Mocidade ganhou melhor trabalho nas redes em 2021. Qual o balanço de vocês no pré-carnaval 2022?

“Nós começamos um trabalho focado em fincar a bandeira do vanguardismo que a nossa Escola sempre tem em tudo que faz. A nossa missão sempre será a pioneira e dentro do marketing não será diferente. Neste ciclo de carnaval com pandemia, o trabalho era ainda mais redobrado pela dificuldade de atrair parceiros que pudessem agregar comercialmente ao nosso plano de conteúdos. Porém, o saldo foi extremamente positivo. Além de ganhar o prêmio com vocês, ver a satisfação do Independente em estar mais próximo da Escola é algo impagável. Além de poder ver toda uma mudança entre as co-irmãs. A alegria é coletiva de ver o carnaval ganhando espaço dentro do marketing como um todo”.

E o que vem por aí durante o ano?

“Agora, com o histórico criado deste carnaval, o nosso objetivo é alcançar voos ainda maiores. Aumentar o contato com o torcedor, estar mais presente comercialmente dentro do mercado para atrair parceiros estratégicos para nossa Escola em todo o ano. Explorar o Youtube e a parte de licenciamento do nosso pavilhão estão entre as nossas prioridades neste momento. A mensagem que queremos passar é a de que chegou a hora de olharem para a nossa Escola como muito mais que uma potência cultural e social, mas também como um ótimo parceiro para ter dentro de qualquer plano comercial e marketing. A ideia é estar presente na realidade das grandes marcas”.

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