No segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, a Unidos de Padre Miguel marcou presença com o enredo ‘Iroko – É tempo de Xirê’. Sendo Iroko a árvore da vida, a provedora dos alimentos da vida e é representação dos ciclos, a escola apresentou na sua terceira alegoria o encontro de Iroko com Obatalá, o mais velho dos orixás.

Como o primeiro orixá criado por Olodumarê, Obatalá, contração de Oba-ti-ala, o rei em vestes brancas, é a raiz de todos os orixás. Na terceira alegoria da UPM, Obatalá e Iroko foram apresentados como uma combinação harmônica e necessária.

O carro levou para avenida muita luz, mas sem abusar do branco. Investiu nas cores amarelo, dourado, verde e laranja. Na parte inferior foram vistos animais tradicionais do território Iorubá, como grandes felinos e borboletas. Entre eles encontravam-se as composições de alegoria vestidas numa roupa predominantemente branca e detalhadas em tons que remetiam à terra, nas fantasias também foram vistas sementes que fazem analogia a alimentação promovida por Iroko.

Acima dos seres da terra, estava uma leitura do globo terrestre pela perspectiva Iorubá. Ao redor deste globo, a roda dos orixás que moldam, abençoam o reino da matéria e formam o exército de Orúm. Toda essa beleza vista sob as asas da pomba branca vinculada a imagem de Obatalá e significando o equilibro da paz no mundo da matéria.

Essa paz na matéria é o que precisa o povo carioca e brasileiro. Contou ao site CARNAVALESCO a Cintia Zacone, uma das componentes que desfilou em cima da alegoria da UPM

“Estou animada em estar nesse carro, é muita responsabilidade. O carro traz o significado da paz e é isso que o povo carioca, brasileiro e do mundo todo quer. Nesse 2022 já vimos tanta gente fazendo o mal, vimos surgir guerras… a gente precisa de paz e a UPM traz isso nesse carro” disse Cintia Zacone

Outra componente do carro também falou com a equipe do site CARNAVALESCO e ressaltou o simbolismo da paz carregado por ele.

“Muito bom estar com essa roupa que ajuda a montar esse carro que traz a paz. Ela é tudo que o brasileiro precisa agora.”, contou Kelly Prado.

Comentários