Está chegando o Carnaval 2021! Esse ano, infelizmente, não será como os últimos que passaram pelas nossas vidas. Em virtude da pandemia da Covid-19, os blocos e escolas de samba não vão desfilar pelas ruas e avenidas das cidades. O site CARNAVALESCO preparou diversas opções para todo o mês de fevereiro no chamado #ocupacarnaval – Abaixo, apresentamos como será o Carnaval 2021. Feriado, ponto facultativo ou dia normal?

Ponto facultativo, feriado ou dia normal? Saiba como será o Carnaval 2021
Viradouro é a atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Segunda-feira de carnaval, 15 de fevereiro

Em publicação no Diário Oficial do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes revogou o decreto que estabelecia ponto facultativo nas repartições públicas do município na segunda-feira de carnaval, dia 15 de fevereiro. Segundo o prefeito, a decisão de cancelar o ponto facultativo foi feita pela “necessidade das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento da emergência sanitária decorrente da pandemia pela Covid-19”.

Nos órgãos estaduais, o governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo.

Terça-feira de carnaval, dia 16 de fevereiro

Por decisão do governador Cláudio Castro, a terça-feira de carnaval será feriado no Rio de Janeiro, incluindo, a capital. O presidente Jair Bolsonaro decretou ponto facultativo nos órgãos federais.

Quarta-feira de cinzas, dia 17 de fevereiro

Funcionamento normal nos órgãos estaduais e municipais.

Bancos

As agências não vão abrir na segunda e terça-feira de carnaval. O expediente na quarta-feira vai começar ao meio-dia com o horário normal de fechamento.

Metrô

Dessa vez, o Metrô Rio não terá esquema para os dias de carnaval. O funcionamento será como nos dias normais. Sábado, segunda e quarta, das 5h às 0h. Domingo e na terça, das 7h às 23h.

Trens

Na próxima terça-feira vão circular de acordo com a grade horária de sábados programada para cada ramal (entre 4h15 e 23h). No restante da semana (segunda, quarta, quinta e sexta-feira), a operação seguirá a grade regular de dias úteis.

A concessionária orienta que os clientes se programem, consultando a grade de seus ramais. As informações estão disponíveis na seção “Planeje Sua Viagem”, no aplicativo da SuperVia e no site www.supervia.com.br, ou consultando o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494.

Barcas

A CCR Barcas vai operar com as grades de fins de semana e feriados nos dias 13/2 (sábado), 14/2 (domingo) e 16/2 (terça-feira). Sendo assim, nesses dias, na linha Arariboia, as travessias acontecerão a cada 60 minutos das 5h30 às 20h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 21h no trajeto Rio-Niterói; na linha Paquetá, as viagens ocorrem conforme disponível em http://www.grupoccr.com.br/barcas/noticias/medidas-contra-o-coronavirus?id=4081, e a linha Cocotá não funcionará. Já nos dias 15/2 (segunda-feira) e 17/2 (quarta-feira), as travessias serão realizadas conforme as grades de horário de dias úteis, disponível em http://www.grupoccr.com.br/barcas/noticias/medidas-contra-o-coronavirus?id=4081.

Em cumprimento a Decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação do Novo Coronavírus (Covid-19), a linha Charitas segue sem operação. Vale ressaltar que para evitar aglomeração no interior das estações e nos barcos, as roletas estão programadas para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação da vez. Em cumprimento a decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a prevenção do aumento do número de casos do novo coronavírus, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório no transporte aquaviário. A CCR Barcas orienta os usuários acerca da medida nos terminais e embarcações.

Comentários