Portela faz festa para lançar filmes de alunos de projeto social nesta sexta-feira

236

A Portela e a produtora Canto de Sala vão promover uma grande festa de lançamento dos filmes produzidos pelos alunos do projeto social de audiovisual Por Telas. Os três curtas selecionados serão exibidos nesta sexta-feira (21), a partir das 20h, na quadra da agremiação, em Madureira, com entrada franca.

Durante duas semanas os futuros realizadores de audiovisual produziram filmes que falam sobre a invisibilidade da mulher no samba, do mestre Paulo da Portela e do ex-jogador de futebol Paulinho, conhecido como “Ladrão de Bola”.

A abertura da noite será com apresentações musicais. Em seguida, serão exibidos em telão os filmes “Procuram-se Mulheres”, de Rozzi Brasil; “Um Craque Esquecido”, de Ygor Lioi; e “Do Samba ao Sample: Entre Duas Culturas”, de Ruan Lucena. O encerramento será com DJ e show do rapper Chico Tadeu, também aluno do projeto.

Os curtas são resultado da oficina de audiovisual – pioneira no carnaval – lançada em abril, quando a escola completou 95 anos. A primeira turma reuniu 22 moradores de Madureira e bairros vizinhos em aulas de cinema realizadas entre maio e agosto, duas vezes por semana, na quadra, sob o comando do cineasta André da Costa Pinto e idealização da produtora cultural Cecília Rabello, da Canto de Sala.

“Essa é uma primeira ação dentre tantas que ainda pretendemos realizar. Essa turma e esses projetos são a prova de que com investimentos em educação e cidadania, você aponta outros caminhos capazes de formar novas realidades. Estou muito orgulhosa desses novos realizadores que estreiam sua obra na telona. Afinal o caminho final de um filme é a exibição, então estamos proporcionando uma boa estrutura de exibição para celebrar junto a comunidade o lançamento dessas obras”, comemora Cecília, que é filha do compositor Paulinho da Viola.

O curso contemplou aulas de roteiro, direção, produção, fotografia, som, montagem, direção de arte e direitos autorais com profissionais do mercado. Em seu primeiro momento, cada aluno escreveu um roteiro e, por votação, três foram selecionados para que virassem curtas. “Muito gratificante chegar a conclusão desse projeto não só pela realização dos filmes, mas por entender que além de formação profissional que é um indicador importante para cidadania, ainda estamos contribuindo para preservação de memória dessa comunidade”, diz André da Costa Pinto.

Para o presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, o evento representa um importante capítulo para a história da escola. “A exibição dos filmes na quadra mostra que o sonho virou realidade. O Por Telas, além de ser pioneiro, é uma grande vitória para a Portela e para todos os envolvidos nesta iniciativa. No ano que a Portela faz 95 anos, é motivo de muito orgulho termos um projeto social tão bonito assim. Estou ansioso para poder ver o trabalho dos alunos.”

A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3217-1604.

Serviço:

Lançamento dos filmes do projeto Por Telas
Data: Sexta-feira, dia 21 de setembro
Horário: A partir das 20h
Local: Quadra da Portela
Endereço: Rua Clara Nunes 81, Madureira
Classificação: Livre
Informações: (21) 3217-1604
Entrada franca

Comentários