A CET-Rio programou operações especiais de trânsito para os blocos com maior previsão de público que ocorrerão neste final de semana: Desliga da Justiça, Spanta Neném, Imprensa que eu Gamo, Banda de Ipanema, Carnaval Square, Me Esquece, Banda Amigos da Barra.

A operação de trânsito contará com 150 pessoas por dia – entre controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego com 20 veículos operacionais e 33 motocicletas. As equipes trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar os pedestres, coibir o estacionamento irregular e executar bloqueios necessários para garantir a manutenção da fluidez da rede viária e a segurança de pedestres e motoristas.

Além disso, 12 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Planos semafóricos especiais serão programados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função do bloqueio de vias.

Serão utilizados 17 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

SÁBADO

IMPRENSA QUE EU GAMO

O Bloco Imprensa que eu Gamo ocorrerá em Laranjeiras neste sábado com concentração prevista para às 13h na Rua Gago Coutinho. O desfile do bloco começa às 15h seguindo pela Rua Gago Coutinho, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras e Rua Gago Coutinho. Término previsto para às 19h.

· A Rua Gago Coutinho será bloqueada ao tráfego para concentração do bloco;

· Assim que o bloco atingir o Largo do Machado, o acesso de veículos será bloqueado a partir da Rua do Catete;

· Quando o bloco estiver na Rua das Laranjeiras, será feito também o bloqueio na Travessa Euclides Matos;

· E assim que o bloco estiver todo na Rua das Laranjeiras, os bloqueios na Rua Bento Lisboa e no Largo do Machado serão desfeitos, desviando o tráfego para a Rua Conde de Baependi.

As vias serão liberadas assim que o Bloco liberar a Rua das Laranjeiras.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e que haja fluidez nas rotas de desvio, o estacionamento será proibido das 18h do dia 07/02 às 22h do dia subsequente, nas seguintes vias:

· Rua Gago Coutinho, em ambos os lados;

· Rua Ministro Tavares de Lira, lado esquerdo do sentido do trânsito;

· Rua Martins Ribeiro, lado direito do sentido do tráfego, no trecho compreendido entre a Rua Conde de Baependi e a Rua São Salvador;

· Rua São Salvador, em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Rua Martins Ribeiro e a Rua Ipiranga;

· Rua Dois de Dezembro, em ambos os lados.

· No dia do desfile (08/02), as vans que operam para o Corcovado passarão a fazer o embarque na rua de serviço da Praça do Largo do Machado.

BANDA DE IPANEMA

Entre os blocos de grande impacto na Zona Sul, destaque para os desfiles da tradicional Banda de Ipanema. A concentração será no sábado às 16h, na Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Prudente de Moraes e a Av Vieira Souto.

O desfile do bloco segue a partir das 17h pela Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento às 21h).

Para a concentração, será interditada a Rua Gomes Carneiro (entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto), a partir das 16h.

A partir das 16h será interditada a Av Vieira Souto (pista da praia). E a partir das 17h será interditada também a pista junto às edificações, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

· Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

· Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que

Os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco serão desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais;

Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.

· Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

· Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Também será efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.

· Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento será proibido a partir de 18h do dia 07 de fevereiro, sexta-feira, às 22h do dia subsequente:

· Rua Tereza Aragão;

· Rua Prudente de Moraes;

· Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Teresa Aragão e a Av. Vieira Souto;

· Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Av. Viera Souto;

· Rua Teixeira de Melo, entre a Av. Vieira Souto e aruá Prudente de Morais;

· Rua Farme de Amoedo;

· Rua Joana Angélica;

· Av. Vieira Souto, entre a Rua Gomes Carneiro e a Rua Joana Angélica, inclusive nas baias de estacionamento;

· Av. Bartolomeu Mitre, lado direito, entre a Av. Delfim Moreira e a Av. Gal. San Martin

SPANTA NENÉM

· A concentração do Spanta Neném será às 11h na av Epitácio Pessoa, próximo ao campo de beisebol (altura do Corte do Cantagalo). O desfile inicia às 13h de sábado seguindo pela Ciclovia da Lagoa do Corte do Cantagalo até ao Clube Caiçaras. O término está previsto para as 17h.

· No horário do desfile, uma faixa de rolamento será bloqueada na Avenida Epitácio Pessoa junto à Lagoa entre a Rua Vinicius de Moraes e a Rua Garcia D’Àvila. Já entre a Rua Garcia D’Àvila e o Jardim de Alah, a interdição da pista junto a Lagoa será total.

· Deve-se, sempre que possível, evitar a região durante a passagem do Bloco.

Proibição do estacionamento

A partir das 18h de sexta-feira dia 07 de fevereiro às 22h do dia subsequente, o estacionamento ficará proibido nas seguintes vias:

· Avenida Epitácio Pessoa, na baia de estacionamento junto à ciclovia, localizada em frente à interseção com a Rua Garcia D’Ávila;

· Rua Nascimento Silva, em ambos os lados, no trecho entre a Rua Maria Quitéria e a Rua Aníbal de Mendonça.

DESLIGA DA JUSTIÇA

O bloco “Desliga da Justiça” ocorrerá no bairro Jardim Botânico. A concentração está marcada para as 08h de domingo na Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. O término do bloco está previsto para às 14h.

A partir das 06h, a Rua Jardim Botânico será bloqueada, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

Os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros:

· Aqueles vindos da Gávea sentido Botafogo serão desviados para Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo, Rua Humaitá.

· No sentido contrário o desvio será feito pela Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro.

Proibição do estacionamento

· Rua Pacheco Leão, lado esquerdo do tráfego, no trecho entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico.

· Av. Bartolomeu Mitre, lado esquerdo, no trecho entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

DOMINGO

AMIGOS DA BARRA

A Banda Amigos da Barra ocorrerá na Barra da Tijuca, com concentração prevista para às 13h de domingo na Avenida Lúcio Costa, altura do número 3.350. O desfile começará às 15h seguindo pela própria Avenida Lúcio Costa pista da Orla até as proximidades da Praça do Ó. O término do bloco está previsto para às 18h.

No horário do desfile, a Av. Lúcio Costa junto à orla será interditada entre a Av Afonso Arinos de Mello Franco e a Av. Érico Veríssimo.

Os motoristas devem usar preferencialmente a Av. das Américas.

ME ESQUECE

O bloco ocorrerá no bairro Jardim Botânico. A concentração está marcada para as 08h de domingo na Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. O término do bloco está previsto para às 14h.

Durante a passagem do bloco, a Rua Jardim Botânico será bloqueada em ambos os sentidos no trecho compreendido entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

Os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros:

Aqueles vindos da Gávea sentido Botafogo serão desviados para Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo, Rua Humaitá,

No sentido contrário o desvio será feito pela Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro.

Proibição do estacionamento

· Rua Pacheco Leão, lado esquerdo do tráfego, no trecho entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico.

· Av. Bartolomeu Mitre, lado esquerdo, no trecho entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

MEGABLOCO NO CENTRO – CARNAVAL SQUARE

O evento Carnaval Square acontecerá na Av Presidente Antônio Carlos no dia 09 de fevereiro, domingo, com concentração prevista para 07h na Av Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes).

O desfile terá início às 09h seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para às 12h.

A partir das 04h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar o desvio via Túnel Marcello Alencar para acessar a Av Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Sempre que possível, evitar circular de carro. PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO (Metrô, Trens , Barcas, BRT e VLT)

• Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários de interdições.

• Pedestres devem atentar para as travessias. Para sua segurança, devem atravessar nas faixas e em locais semaforizados.

• Para aqueles que têm como destino o aeroporto Santos Dumont, programar-se para chegar com antecedência

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui