InícioIntendentePresidente da Superliga faz balanço do Carnaval 2022, abre as portas para...

Presidente da Superliga faz balanço do Carnaval 2022, abre as portas para a Santa Cruz desfilar e projeta melhorias na Intendente Magalhães

Santa Cruz não se filiou e também não enviou representantes para sorteio, presidente da Superliga, Clayton Ferreira, garante que escola ainda pode desfilar em 2023

A Superliga Carnavalesca realizou na noite da última terça-feira o sorteio da ordem de desfiles das Séries Prata e Bronze do carnaval carioca 2023. Antes da definição da ordem dos desfiles, duas plenárias com os representantes das escolas foram realizadas, nelas foram escolhidos os pares e algumas regras do sorteio. A indefinição ficou por parte da Acadêmicos de Santa Cruz, rebaixada da Série Ouro em 2022, a escola não enviou representantes e por enquanto não desfila no próximo carnaval.

Foto: Luan Costa/Site CARNAVALESCO

Ficou definido que as agremiações desfilarão no dia 24 de fevereiro (sexta) e 25 de fevereiro (sábado) de 2023. Assim como em 2022, as escolas da Série Prata buscarão duas vagas para o acesso à Marquês de Sapucaí. Para equilibrar a disputa, novamente haverá uma campeã por dia, sendo assim, a campeã de sexta e a campeã de sábado sobem para Série Ouro em 2024. A quantidade de escolas rebaixadas não foi definida.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente da entidade, Clayton Ferreira, fez uma avaliação dos desfiles deste ano, segundo ele, foi um ano muito bom e as escolas que subiram fizeram por merecer, ele ainda fez questão de enaltecer o regulamento, para ele, ao ter uma campeã por dia o resultado fica mais justo.

“Balanço muito positivo, muito positivo mesmo, é a gente teve desfiles maravilhosos, tivemos problemas, claro, se não tiver problema na Intendente Magalhães não é Intendente, nós tivemos problema de som, as escolas que desfilaram na da Série Prata principalmente dando muito problema com chuva e foram muito prejudicadas, e o regulamento que alguns não entendiam acabou que serviu, porque as escolas foram julgadas dentro do mesmo parâmetro, mesma régua, aquelas escolas que desfilaram na sexta-feira tiveram o mesmo nível de avaliação do que as escolas de sábado, é um balanço muito positivo acredito que ganhou as melhores escolas principalmente, aquelas da Série Prata que ascenderam a Sapucaí, fico feliz com a falta do Arranco e fico feliz também com a Jacarepaguá que sempre sempre faz bons carnavais. Foram duas escolas que mereceram, passaram firmes, suas comunidades merecem. E nos outros grupos a mesma coisa”, pontuou o presidente.

Projetando o próximo carnaval, Clayton prometeu melhorias na Intendente Magalhães, principalmente na sonorização, uma das principais queixas das escolas, ele ainda confirmou a TV Alerj na transmissão dos desfiles e contou ter o projeto da criação da TV da Superliga em andamento.

“Agora, a gente começa um novo ciclo, um novo projeto para 2023. Sempre melhorias na Intendente é possível. Assim, quando me fala, qual o principal problema na Magalhães? Item som. Porque assim, é por fazer igual falha pra outra, ele prejudica uma escola, prejudica a harmonia, o campeonato dessa escola. Então, o item número um é melhorar a qualidade de som da Intendente Magalhães, com certeza é isso. Isso vem sendo conversado, tenho certeza que serão feitas melhorias e mais uma coisa, a Superliga esse ano pro Carnaval 2023 estará junto à empresa responsável, a gente quer isso, estar junto com a empresa, será contratada para montagem e oferecimento de equipamentos de Magalhães, para nós também podermos opinar sobre aquilo. A TV Alerj vai continuar a transmissão, continuará com uma grande parceira para transmissão desse canal aberto e também pela internet, e nós pretendemos inaugurar a TV da Superliga, esse é um projeto que a gente tem também para 2023”, disse Clayton.

A grande polêmica da noite ficou por conta da Acadêmicos de Santa Cruz, contrariada com o resultado do carnaval deste ano, a escola não se filiou a Superliga e consequentemente não enviou representantes para o sorteio, porém, o presidente Clayton afirma que a vaga da agremiação está em aberto e que ainda é possível que ela se filie.

“A questão da Santa Cruz é que ela não se filiou, ela ainda pode filiar, só que não foi tirada a bola dela por uma interpretação no nosso campo jurídico de que como a gente não teve procuração para representar nós não poderíamos retirar bola, mas se ela quiser ela voltará, tem um dia que tem uma vaga ainda e aí a gente vai levar pra plenário, se vai ser, qual é a posição de ordem do desfile dela, se é a primeira ou se é a última”, finalizou o presidente.

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...