Fábrica da construção dos sonhos dos artistas das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Cidade do Samba construída para o Carnaval de 2006 necessita de uma mudança em sua área gastronômica, logística e de entretenimento. Por isso, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) estuda a possibilidade de dar uma repaginada nas áreas de convivência. O engenheiro ambiental, arquiteto e cenógrafo, Alex de Oliveira, ex-Rei Momo, criou um projeto especial para área.

Foto: Divulgação

“O projeto apresenta uma fácil visualização, feita com técnica construtiva moderna e funcional, da área à frente da tenda principal. Inspirado no logo da Liesa, coloquei dois pandeiros sobrepostos. Optei pela homenagem para bateria, que é o coração de uma escola de samba”, disse Alex de Oliveira ao site CARNAVALESCO.

A principal novidade para Cidade do Samba será a criação do centro gastronômico que terá área de convívio, espaço de descanso e contemplação, restaurante, cafeteria, sorveteria, pizzaria, hamburgueria e até um restaurante japonês.

“A concepção inicial foi aplicada pela neuroarquitetura, que determina aplicação dos cinco sentidos de percepção humana: visão; tato; audição; olfato e paladar. Foram utilizadas elementos importantes na configuração dos espaços para geração de conforto, bem-estar e prazer aliado à tecnologia de materiais eficientes, tais como: laje plana de piso e teto, tirantes de cabo de aço, vãos internos integrados com ventilação cruzada, brise vertical, cobogós de cimento (elemento vazado), claraboia com lona tensionada e mais, jardins com paisagismo que suporte calor exaustivo, diversidade de arbustos e plantas e som das águas caindo, trazendo fresco, encanto e suspiro”, explica Alex de Oliveira.

Ao jornal O Dia, na segunda-feira, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, revelou que o conceito para Cidade do Samba visa transformar o local em um espaço turístico, gastronômico, cultural e de entretenimento.

“Seremos mais uma nova opção para os turistas onde terão a oportunidade de vivenciar a experiência de carnaval o ano inteiro”, disse Perlingeiro, em publicação nas suas redes sociais.

Veja mais imagens do projeto para Cidade do Samba

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.