Restando poucos dias para o desfile da Portela no Carnaval 2022, a ansiedade e expectativa tomam conta do coração e da alma de cada portelense. O enredo em homenagem ao baobá, a árvore sagrada, está intimamente ligado à própria história da Portela. Por isso, o site CARNAVALESCO fez um difícil questionamento a alguns integrantes da Majestade do Samba. Quem seria o grande baobá da história da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira?

Para Jerônimo da Portela, que foi mestre-sala da escola no lendário desfile vice-campeão em 1995, essa indagação é impossível de ser respondida, em virtude de existirem muitos portelenses que merecessem essa titulação.

“Realmente é uma resposta complicadíssima, deixo em branco para não ser injusto com ninguém. Esse enredo se assemelha muito com a nossa história, existe muita afinidade do Baobá com a espiritualidade da Portela. Acredito que vá mexer muito com a nossa comunidade essa temática”, esquivou-se.

À reportagem do CARNAVALESCO, diretora da ala das baianas da Portela, Jane Carla, citou portelenses históricos como baobás e destacou o pai, Nelson Andrade, que presidiu a Portela e o Salgueiro, como um dos possíveis baobás destacados da Portela.

“São tantos baobás. Monarco, Paulo da Portela, meu pai Nelson de Andrade, que foi um grande homem do mundo do samba, seu Natal. A força e a raiz do Baobá, a árvore eterna, estão em confluência com a história da nossa escola”.

Aldaleia, Rosa Negra da Portela, decidiu homenagear a figura do ex-presidente da Portela, Marcos Falcon, assassinado em setembro de 2016, como o grande baobá da escola. A sambista não tem dúvida que o desfile portelense irá encantar toda a avenida Marquês de Sapucaí.

“Pra mim é o falecido Marcos Falcon, era um homem maravilhoso, que infelizmente foi levado muito cedo para os braços do pai. Esse é o grande Baobá da Portela. Vamos arrebentar com esse enredo, vocês vão ver só”.

Com o enredo ‘Igi Osè Baobá’ a Portela será a segunda escola a desfilar na segunda noite de apresentações do Grupo Especial, em 23 de abril de 2022. A temática terá o desenvolvimento dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.

Comentários