Por Victor Amâncio

É gente da gente! Com sorriso no rosto, emoção e muita felicidade a jogadora da seleção brasileira de futebol, Marta, desembarcou no Rio de Janeiro com a recepção da Inocentes de Belford Roxo, escola que vai homenageá-la no carnaval de 2020. Carro de som, bateria, casal de mestre-sala e porta-bandeira e passistas receberam a atleta com muito samba e alegria. Foi o primeiro contato da jogadora com a escola que a escolheu como enredo. Marta cantou e sambou com os segmentos, que se mostraram animados com o contato com a cinco vezes melhor jogadora do mundo.

O enredo que leva o título “Marta do Brasil – Chorar no começo para sorrir no fim” é desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Caribé. Ela disse que ficou muito surpresa com o convite para ser enredo e chegou a acreditar que a ideia não iria para frente.

“Eu nem acreditei, foi algo que me pegou de surpresa. Só fui dando conta quando as coisas começaram a ficar sérias. Quando mandaram o samba para eu ouvir eu fiquei aos prantos, sem palavras. Mas aí mandei para minha mãe, meus irmãos e para toda a galera. O samba está lindo e eu só tenho a agradecer a Inocentes, é uma honra e eu sei que não é para todos. Estou muito feliz por ter sido escolhida”, disse Marta.

Com o samba na ponta da língua a jogadora se mostrou muito empolgada com a homenagem da agremiação de Belford Roxo. Marta, que mora em Orlando, disse que pretende conciliar a agenda para fazer uma visita à quadra da Inocentes e mandou um recado para comunidade da Baixada Fluminense.

“Estamos juntos e agora eu sou mais uma de vocês. Faço parte dessa comunidade e vocês vão ficar sempre aqui no meu coração”, declarou a jogadora.

O presidente da escola, Reginaldo Gomes, enfatizou que mesmo com as dificuldades que o carnaval passa, por conta da falta de atenção do prefeito Marcelo Crivella com a festa, a Inocentes irá fazer um grande desfile para brigar pelo título. Reginaldo explicou que o tema da escola é muito mais do que um enredo sobre o futebol, para ele, é sobre uma heroína dos novos tempos.

“Tem muita gente falando que é um enredo sobre o futebol, sobre uma jogadora, mas na verdade, como o próprio samba diz: é um enredo sobre uma verdadeira heroína dos novos tempos. É uma mulher que como tantas outras sai do Nordeste e vem buscar o seu sonho no Rio de Janeiro e, no caso de Marta, ganha o mundo inteiro. O enredo também tem uma relação muito forte com a questão do empoderamento feminino. Ela é um símbolo e isso que levou à escolha, não só como jogadora, mas como mulher”.

O casal Douglas Valle e Jaçanã Ribeiro afirmou estar confiante para o carnaval de 2020. Para eles, esse primeiro contato é muito importante para aproximação da homenageada com a comunidade de Belford Roxo. Douglas, morador da Baixada, disse que a comunidade está muito contente com a escolha da agremiação. Jaçanã se mantém otimista e afirmou que mesmo com a dificuldade a escola está se empenhando para dar o melhor na Marquês de Sapucaí.

“Marta como enredo para mim é empoderamento, marca a história de uma mulher sofrida e aguerrida, mas que se tornou uma grande jogadora de futebol e que representa nosso país lá fora. Eu acho bom para as pessoas valorizarem a mulher. É uma forma de sermos reconhecidas, eu acho que esse enredo e esse carnaval será essencial para isso”, afirma a porta-bandeira.

A Inocentes de Belford Roxo é a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval na Marquês de Sapucaí.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui