InícioGrupo EspecialTuiutiReverenciada pela esquerda em 2018 e com bode herói do povo em...

Reverenciada pela esquerda em 2018 e com bode herói do povo em 2019, Tuiuti frisa que é apartidária

Não há como negar que o Paraíso do Tuiuti foi a escola mais curtida, compartilhada e comentada no Carnaval 2018 nas redes sociais. O histórico desfile catapultou os números da escola, inflados pelo apoio de movimentos assumidamente de esquerda depois que a escola atacou de maneira direta o ex-presidente da república Michel Temer em seu desfile. Mesmo mediante o sucesso da crítica, a escola não pretende assumir os movimentos partidários.

Com a mudança de governo e acachapante derrota da esquerda nas urnas a escola se preocupa com a associação de sua imagem a um determinado lado na eterna divisão política do país, acirrada desde as eleições de 2014. Segundo um dos integrantes da comissão de carnaval da escola, Rodrigo Soares, o Tuiuti é uma agremiação apartidária e o enredo não assumirá qualquer tipo de bandeira na avenida.

“Não fomos procurados por qualquer movimento político, seja de esquerda ou de direita. A escola é apartidária. O projeto de nosso desfile não assume lado A ou B. É a história de um nordestino que sofre os desmandos da política e que elege um bode em forma de protesto. É uma figura adorada pela cidade e que é eleito. A escola não possui lado na política”, afirma o dirigente em entrevista ao CARNAVALESCO.

Outro integrante da comissão, André Gonçalves, não esconde uma certa preocupação com o fato de a escola ser taxada como uma agremiação esquerdista e avalia que não é hora de realizar ataques a um governo que acabou de começar, referindo-se ao início de mandato do presidente Jair Bolsonaro.

“A preocupação às vezes bate, mas temos um novo governo em nosso país. Vamos esperar o que a escola vai apresentar para ver o que eles vão dizer. Eu particularmente prefiro aguardar o que vem por aí deste novo governo para realizar qualquer tipo de crítica ou elogio”, conclui.

Crise não afetou projeto, avalia comissão

Apesar do histórico vice-campeonato obtido em 2018, o Paraíso do Tuiuti é uma das agremiações que lutam para realizar um bom carnaval no Grupo Especial. Nesse sentido a crise que atinge todo o carnaval deveria acertar em cheio a escola. Mas, segundo os integrantes da comissão, não haverá qualquer corte no projeto ou no número de componentes.

“A realidade é que estamos passando pelas mesmas dificuldade que as nossas coirmãs. Mas o presidente disse que não era para cortar componente. Vamos com a mesma base de desfilantes de 2018, sem patrocínio, mas com a certeza que vamos colocar a Sapucaí para tremer”, destaca André Gonçalves.

Outro integrante da comissão de carnaval, Júnior Cabeça, responsável pela direção de barracão, garante que o projeto de desfile do Tuiuti seguirá o elevado padrão apresentado por Jack Vasconcelos em 2017 e 2018.

“O nosso carnaval não deverá nada ao que apresentamos nos últimos carnavais. Pelo contrário até, temos um trabalho de barracão muito específico. O Ceará é um estado muito rico nesse aspecto artístico. Será um desfile de fácil leitura, mas muito luxuoso”, promete.

Hastag ‘#otuiutimerepresenta’. Redes sociais avançam rápido em 1 ano

Não é só na pista de desfiles que o Tuiuti vem realizando um bom trabalho. As redes sociais da escola vem alcançando números expressivos desde que a escola venceu a Série A, em 2016. André Gonçalves falou sobre o slogan ‘O Tuiuti me representa’, que acabou indo parar no samba-enredo da escola para o Carnaval 2019.

“O Tuiuti me representa foi pelo que aconteceu em 2018. Tem o dedinho do nosso presidente também. Quem conhece o Renato Thor sabe do que eu estou falando. O Tuiuti representa o povo, a nação. Tudo que estamos levando para o carnaval tem essa representatividade”, explica.

Rodrigo Soares pondera que o crescimento das redes da escola veio na esteira do bom desempenho na avenida em 2018 e que, apesar de não significar tanto para o trabalho do dia a dia, é uma vitória a ser comemorada sempre pela escola.

“Eu considero muito positivo. Esse crescimento vem na esteira do bom carnaval que foi feito em 2018. Em termos de trabalho é um número que não pesa. Mas para a escola é fruto sim do trabalho realizado aqui no ano passado e deve ser comemorado e mantido”.

Sonhando com um inédito campeonato em 2019, o Paraíso do Tuiuti será a quinta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo ‘O Salvador da Pátria’. O tema novamente está sendo desenvolvido por Jack Vasconcelos.

- ads-

‘Quando o enredo conquista, tende a iluminar o compositor’, diz Claudio Russo, após vencer o Estrela do Carnaval com o samba da Estácio

Claudio Russo, um dos autores do samba-enredo da Estácio de Sá no Carnaval 2024, festejou a vitória no prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo...

Tinga sobre ter sido vencedor no Estrela do Carnaval como ‘Melhor Intérprete’ de São Paulo: ‘É uma honra ganhar pelo Império’

O intérprete Tinga está totalmente adaptado ao Império de Casa Verde. O carioca chegou ao ‘Tigre Guerreiro’ no Carnaval 2023 e logo se identificou,...

Império da Uva reforça equipe com a contratação de Alcides Kenga como diretor de carnaval

A Império da Uva deu um passo significativo ao adicionar Alcides Kenga à sua equipe como Diretor de Carnaval. Com mais de três décadas...