A proposta da Superliga (antiga Liesb) de antecipar em uma semana os desfiles do Acesso na Intendente Magalhães para o Carnaval de 2022 ainda depende do aval da Riotur. Procurado pelo site CARNAVALESCO, o órgão público municipal afirmou, através de sua assessoria de imprensa, que conhece a ideia da troca de datas do desfile, mas que já foi publicado no Diário Oficial, em agosto, o Caderno de Encargos e o próximo Carnaval da Intendente acontecerá entre os dias 26 de fevereiro de 2022 e 1º de março de 2022.

Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Confira a nota da presidente Daniela Maia da Riotur. “A Riotur conhece essa ideia da troca de datas do desfile, mas reafirma que, conforme já divulgado no Caderno de Encargos publicado em Diário Oficial de 19/8/2021, o próximo Carnaval da Intendente acontecerá entre os dias 26 de fevereiro de 2022 e 1º de março de 2022, com o desfile do Grupo de Avaliação acontecendo no dia 5 de março de 2022”.

O presidente da Superliga, Clayton Ferreira, explicou como está a conversa com a Riotur. “Quando nós chegamos na Riotur com essa ideia de antecipação do carnaval, não levamos só a ideia de antecipar o carnaval, nós levamos o fundamento do motivo de querermos a mudança. Primeiro, é óbvio, por isso foi levado a plenária, e aprovado por unanimidade. E aí você pega, mais de 60 escolas de samba e você conseguir unanimidade, é porque a ideia realmente foi muito boa. A gente precisa ser visto, então falamos da transmissão da TV Alerj, e a gente foge da competitividade com o carnaval da Marquês de Sapucaí. Isso só tem a fazer o carnaval crescer, gente não vai chegar a Marques de Sapucaí até por falta de estrutura física, mas daqui alguns anos muita gente, não só do Brasil mas do mundo, estará presente no carnaval da Intendente Magalhães. A intenção é fazer o carnaval crescer. A estrutura é montada um mês antes do carnaval. A CET-Rio esteve com a gente em uma visita técnica no local e o subprefeito da Zona Norte também”.

Clayton Ferreira explicou mais sobre a iniciativa de antecipar a data dos desfiles do Acesso na Intendente Magalhães. “A ideia nunca parte só do presidente. Montei um grupo de trabalho para isso. Sempre procurando melhorar a qualidade do desfile foi sugerida a antecipação para que profissionais que trabalham na Marquês de Sapucaí possam estar também na Intendente. Eles já trabalham, mas no dia do desfile não podiam dar atenção no trabalho realizado por eles no pré-carnaval. A intenção é que eles possam estar presentes e fugirmos da concorrência desleal com os desfiles da Sapucaí. Além de fazermos o carnaval da Intendente entrar no roteio oficial do turismo do Rio de Janeiro. A Riotur fará isso. O carnaval da Intendente será conhecido em todo o Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo com a divulgação da Riotur”.

Caderno de Encargos da Intendente

Segundo a publicação da Riotur, o Caderno de Encargos é mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o Carnaval de 2022, desde que o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa. Empresas interessadas em serem parceiras do evento terão um mês para apresentar suas propostas.

O valor dos custos de infraestrutura previstos, e que deverão ser custeados pelo patrocinador, são estimados em no mínimo R$ 3,5 milhões. A contrapartida será a permissão de uso da marca da empresa parceira na realização dos desfiles. Para o evento, serão 225 metros de arquibancadas instaladas na via, que contará com 50 banheiros químicos, 10% deles acessíveis a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000.

Além disso, mobiliários públicos utilizados no evento, como torres de som e banheiros químicos terão QR Codes com informações que possam ajudar mulheres vítimas de assédio ou qualquer tipo de violência. A ação é uma campanha da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-RIO) em parceria com a Riotur.

O Caderno de Encargos é uma orientação para a empresa organizadora, que será responsável pela operacionalização, produção, confecção, instalação, montagem, locação de materiais e equipamentos, manutenção e remoção de toda a infraestrutura necessária para a realização dos desfiles, de acordo com o projeto e cronograma aprovados pela Riotur.

Pela pista de 350 metros na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, Zona Norte da cidade, desfilarão blocos carnavalescos e escolas de samba ao longo dos quatro dias de desfiles, entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2022, além do desfile do Grupo de Avaliação que ocorrerá no dia 5 de março.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.