InícioGrupo EspecialSambistas comparecem ao velório de Beth Carvalho e ressaltam legado e respeito...

Sambistas comparecem ao velório de Beth Carvalho e ressaltam legado e respeito com as escolas de samba

O site CARNAVALESCO acompanhou o velório de Beth Carvalho, na manhã desta quarta-feira, na sede do Botafogo, clube de coração da cantora. A Estação Primeira de Mangueira esteve presente, representada por Moacyr Barreto, membro da comissão de carnaval da verde e rosa, e pelo presidente de honra Nelson Sargento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) enviou coroa de flores.

“É uma pessoa que deixa muita saudade e tem papel muito importante no resgate de sambistas e deu oportunidade aos jovens que surgiram e ela levou ao estrelato”, comentou Moacyr.

Muito emocionado, Zeca Pagodinho disse que está arrasado com a perda de Beth Carvalho.

“Não conseguia ir visitar nessa fase final, porque não gostava de ver o sofrimento dela. A última vez que vi foi no casamento da filha. Esse ano já morreram oito sambistas amigos meus e estou sofrendo com isso”, afirmou Zeca.

A cantora Dorina falou sobre a despedida da Beth e citou sua importância para a entrada das mulheres no samba.

“Ela é super importante no cuidado com o repertório e na posição política. Ela abriu o caminho para gente, as mulheres no samba. Sempre foi uma guerreira e enfrentou o machismo. Ela criou uma legião. O samba é revolucionário e ser sambista é tomar uma posição política”.

O historiador Luiz Antonio Simas, botafoguense e amigo de Beth Carvalho, ressaltou o respeito dela com as escolas de samba.

“É uma perda imensa. A cantora mais importante da história do gênero samba-enredo foi a Beth. Ela gravou mais Portela do que as cantores portelenses. Ela recuperou Cartola e Nelson Cavaquinho. E não ficou na zona de conforto. Trouxe a geração do Cacique para o disco, como o Zeca e o Arlindo. Ela nunca negou a importância das escolas de samba”.

- ads-

Tinga sobre ter sito vencedor no Estrela do Carnaval como ‘Melhor Intérprete’ de São Paulo: ‘É uma honra ganhar pelo Império’

O intérprete Tinga está totalmente adaptado ao Império de Casa Verde. O carioca chegou ao ‘Tigre Guerreiro’ no Carnaval 2023 e logo se identificou,...

Império da Uva reforça equipe com a contratação de Alcides Kenga como diretor de carnaval

A Império da Uva deu um passo significativo ao adicionar Alcides Kenga à sua equipe como Diretor de Carnaval. Com mais de três décadas...

Unidos de Padre Miguel celebra São Jorge com feijoada e muito samba

O dia de São Jorge será de muita animação na Unidos de Padre Miguel. A escola da Vila Vintém irá comemorar com uma superfesta...