A partir do dia 31 de outubro, sábado, os sambistas vão poder matar a saudade do sambódromo do Anhembi. E isso não é sobre ensaios técnicos ou desfiles, não. O palco das escolas de samba vai se transformar em área de lazer, com direito a ciclofaixa, ambiente para prática de esportes e diversão, e, como não poderia faltar, um espaço cultural atribuído ao Carnaval. A ocupação dedicada às escolas de samba na Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi vai ser inaugurada no sábado (31), com exposição de pavilhões, maquetes de alegorias, esculturas, painéis informativos e instagramáveis, oficinas artísticas, pocket shows, além da exibição de desfiles e documentários do Carnaval paulistano.

Visitação

Localizado no setor J do sambódromo, o Espaço Cultural do Carnaval ficará aberto para visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita. Até fevereiro de 2021, a ocupação carnavalesca vai oferecer diferentes experiências ao público, a começar pela exposição de inauguração, que vai trazer informação e conhecimento sobre os saberes e fazeres das práticas carnavalescas, que têm o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo.

Mostra de inauguração

Os visitantes vão encontrar esculturas usadas em desfiles, além das maquetes das alegorias que passaram pelo sambódromo. Para garantir a selfie, tem espaços instagramáveis. Os pavilhões das 34 agremiações filiadas e o da prória Liga-SP também farão parte da mostra. Painéis informativos sobre a estrutura de um desfile de escola de samba, o mapa de localização das entidades e informações sobre seus projetos socioculturais compõem a estrutura.

Projetos futuros

Nos próximos meses, o Espaço Cultural do Carnaval no sambódromo do Anhembi vai abrigar, também, um telão para exibição de desfiles e documentários sobre o Carnaval, uma exposição de fantasias, oficinas artísticas e palestras gratuitas —  já a partir de dezembro de 2020 —, e pocket shows das agremiações no recuo da bateria, aos finais de semana.

Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi

No final de setembro, o prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou a adaptação do sambódromo do Anhembi para abrigar uma área de lazer. Além do memorial dedicado ao Carnaval, o projeto prevê uma área de caminhada, ciclofaixas, espaço para prática de esportes, uma zona para uso de patins, patinete e skate, foodtrucks e um espaço reservado para pets.

A gestão do espaço, hoje feita pela SPTuris, ficará por conta da concessionária que ganhar a concessão do complexo do Anhembi por 30 anos, em leilão. Covas, que é candidato à reeleição para a Prefeitura da capital, também sugere que a iniciativa privada que vencer o leilão implante aparelhos de ginástica e brinquedos como roda gigante na nova área de lazer de São Paulo.

Carnaval 2021

Em 2021, o desfile das escolas de samba de São Paulo não acontecerá em fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, o próximo Carnaval foi adiado para maio, por ora. A transferência de data foi anunciada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e pelo governador, João Doria, em coletiva de imprensa.

 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui