“Axé, Milton Gonçalves! No Catupé da Santa Cruz” é o título do enredo da Santa Cruz para o próximo carnaval. O carnavalesco Cid Carvalho é o responsável pelo desfile que homenageará o ator Milton Gonçalves.

Foi divulgado nas redes sociais um texto inspirado no livro “Milton Gonçalves – Memórias históricas de um ator afro-brasileiro”, de Elaine Pereira Rocha.

AXÉ, MILTON GONÇALVES! No Catupé da Santa Cruz.

Mesmo que ainda poucos saibam e outros insistam em não reconhecer, muito daquilo que festejamos, comemos, falamos e em que acreditamos, é resultado da presença dos negros africanos escravizados no Brasil. Mesmo depois da “suposta abolição”, ser negro no Brasil ainda significa ter de enfrentar obstáculos e limitações específicas, que são impostas por vestígios de uma cultura racializada que teima em não morrer.

Portanto, a proposta de contar a história de Milton Gonçalves vai além da biografia de um ator brasileiro. Milton, como outros afro-brasileiros, não aceitou o “lugar do negro” que a sociedade havia demarcado no pós-abolição e, sua luta como ator se entrelaçou com sua luta contra o racismo. E essa história continuará a ser construída, enquanto a obra de Milton Gonçalves segue falando em prol dos negros e de todos os brasileiros ao mesmo tempo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.