InícioSérie OuroSão ClementeSão Clemente encerra preparação com categoria da Fiel Bateria em ensaio aos...

São Clemente encerra preparação com categoria da Fiel Bateria em ensaio aos pés do Dona Marta

Por Lucas Santos. Fotos: Rafael Arantes/Divulgação

Em ritmo de festa para a comunidade clementiana, a São Clemente realizou seu último ensaio para o Carnaval 2020, na Praça Corumbá, na entrada do morro Dona Marta, em Botafogo, trazendo os segmentos para celebrar o fim da preparação no bairro onde nasceu. Ainda que o local não tenha permitido que a escola evoluísse em linha reta como será no desfile oficial, o teste foi proveitoso para treinar o deslocamento dos componentes da bateria além de fortalecer o canto da escola. A Fiel Bateria foi o grande destaque do ensaio revelando algumas bossas e mantendo um bom andamento para o samba que caiu no gosto da comunidade.

O presidente Renatinho destacou o último ensaio em Botafogo como oportunidade também para uma confraternização de escola e componentes que vem treinando de forma bastante dedicada.

“Alegria. Nosso povo está muito alegre com o que vai acontecer na Avenida. Eu acho que é só esperar. Todo mundo fala Mangueira, Mocidade. As escolas grandes. Mas, ninguém conta com a alegria da São Clemente. Por isso eu estou muito feliz”.

O presidente manteve o tom otimista e cravou 2020 como o ano para a melhor apresentação da São Clemente.

“Vamos fazer um grande desfile. Eu não vou desfilar, eu vou me apresentar esse ano. Tão bonito que esta, eu garanto: vai ser o maior desfile da história da escola”.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Desde o ano passado dançando juntos na São Clemente, Fabrício Pires e Giovanna Justo estão se entendendo muito bem e a cada ensaio o entrosamento vai ficando mais latente. Com um terreno irregular e com algumas subidas e descidas, as ruas paralelas da Praça Corumbá não permitiram aos dois, muita ousadia nos passos, principalmente ao se levar em conta a proximidade para o desfile. Ainda sim, o ensaio deste domingo foi repleto de muita simpatia e integração com a comunidade. No início quando a escola ainda não evoluía, Giovanna com seu sorriso marcante levava o pavilhão da escola para que os componentes a beijasse. Durante o trajeto, Fabrício foi quem mais arriscou no bailado e houve momentos de integração com o segundo casal.

Samba-enredo

O samba de Marcelo Adnet e companhia tem sido um dos destaques dos ensaios da São Clemente e já estar pronto para o desfile, bem ajustado com a bateria de mestre Caliquinho. O andamento está confortável, ainda que tenha dado uma pequena acelerada já usual em relação à gravação do CD, mantém a leveza e alegria pelas quais foi concebido, mas também se firmando para colaborar com uma boa evolução da escola.

O intérprete Leozinho Nunes destacou o reconhecimento da obra em diversos locais em que a tem apresentado, destacando o trabalho do humorista Marcelo Adnet, um dos compositores do samba, de divulgar a canção da São Clemente.

“Hoje foi uma festa para o povo. Toda terça feira que a gente tem o nosso ensaio ele (o samba) rende. Ontem, eu estava cantando em um bloco em Bangu e Marechal Hermes e eu nunca vi um samba tão cantado da São Clemente como está sendo cantado esse ano. O Marcelo Adnet está cantando o samba da São Clemente onde passa e isso não é bom só para a São Clemente, isso é bom para o Carnaval porque hoje em dia a gente já não tem mais aquele meio de ir no programa em rede nacional e divulgar. E o Marcelo Adnet está com a gente divulgando a São Clemente e o samba. E o samba está rendendo muito”.

Bateria

Foram testados alguns movimentos que devem ser feitos já no recuo para a reorganização da bateria, além da própria entrada e saída dos ritmistas. Algumas bossas foram testadas como uma em que havia um desenho bastante interessante e marcante das cuícas. Mestre Caliquinho revelou que o samba está sendo trabalhado em 146 BPM (batidas por minuto), um pouco mais cadenciado que o ano passado e ressaltou a importância de ensaiar o deslocamento dos ritmistas da Fiel Bateria.

“O que agrega aqui é que traz a comunidade do Santa Marta e a comunidade de Botafogo toda pra cá e faz um bom ensaio na rua porque a gente não tem condições de andar lá na quadra. Já tivemos como testar as bossas andando e está tudo maravilhoso. Tivemos dificuldade com a chuva outro dia na Sapucaí e hoje então podemos testar tudo ‘direitinho’. Fizemos algumas bossas com a subida da cuíca ali junto com os tamborins. Tem uma bossa ali que é chocalho. Todos os naipes agora estão aparecendo na bateria. Tem umas surpresas ali na Avenida. Estamos trabalhando de 144 para 146. Esse samba não é muito corrido, ele é melodioso. Hoje trouxemos a bateria da São Clemente um pouco mais para trás para apresentar um samba-enredo”.

Harmonia

Na Praça Corumbá o que se pode destacar foi um grande número de espectadores que estavam ali apenas para acompanhar o ensaio da escola. Do meio para o fim, a comunidade se soltou e cantou com mais alegria e descontração que são a cara do enredo. Sem Grazi Brasil e Bruno Ribas, Leozinho mostrou o motivo de vir se destacando e guiou de forma destacada o samba da escola.

Evolução

Como já citado, o espaço da Praça Corumbá não permite um grande teste para a evolução pelo fato de não seguir uma linha reta e por ter desníveis, subidas e descidas, além de alguns espaços mais curtos. A escola, então, treinou mais neste sentido, os momentos de saída e entrada da bateria no recuo, deslocamento dos passistas e algumas alas coreografadas, como a que virá logo no início que se destacava no momento em que o samba dizia “a maré vai virar…” onde os componentes giravam.

Outros destaques

Em um momento de bastante descontração, mestre Caliquinho mostrou muito samba no pé ao dançar com a rainha Raphaela Gomes, cria da escola. As passistas da São Clemente também deram um show de samba no pé e elegância, arrumadas em um bonito vestido prateado com detalhes em dourado.

Por fim, Leozinho Nunes antes e após o ensaio, mostrando sua liderança e integração com a comunidade, a todo o momento lembrava aos componentes informações como horário de concentração no dia do desfile, além de coisas que os foliões podem e não podem levar, devem e não devem fazer.

- ads-

‘Reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza’, diz Jorge Silveira sobre o enredo para o Carnaval 2025

O carnavalesco Jorge Silveira falou sobre o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025, que foi divulgado na noite desta sexta-feira. Intitulado "Salgueiro de...

Conheça o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

“De corpo fechado”: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte,...

‘Quando o enredo conquista, tende a iluminar o compositor’, diz Claudio Russo, após vencer o Estrela do Carnaval com o samba da Estácio

Claudio Russo, um dos autores do samba-enredo da Estácio de Sá no Carnaval 2024, festejou a vitória no prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo...