Em quase cinco meses no comando da recém criada Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o jovem secretário Salvino Oliveira coordena a campanha Rio Contra a Fome, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), recebendo as doações, organizando a logística e atuando como facilitadora com os coletivos e organizações da sociedade civil parceiras, que ficam responsáveis pela distribuição dos alimentos para quem passa por dificuldade neste momento tão crítico da pandemia no Rio de Janeiro. Ao site CARNAVALESCO, o secretário Salvino Oliveira revelou que pretende trabalhar projetos com jovens das escolas de samba do Rio de Janeiro. Ele afirma que o carnaval é o primeiro ponto de contato do jovem com a cultura e arte na cidade.

“Temos um olhar muito carinhoso para o carnaval e as escolas de samba. Muitos dos jovens tem o primeiro contato com a cultura carioca e a arte através do samba. Estamos sempre pensando nos nossos projetos o recorte para economia criativa e setores que tenham relação com o carnaval. Vamos tentar muito conseguir encaixar o eixo do samba no Pacto pela Juventude, que é o grande projeto da secretaria, voltado para formação de novas lideranças a partir das suas expertises. Podemos aproveitar o jovem que já sabe tocar um instrumento, que está dentro de uma escola de samba, tem formação cidadã, para conseguir ser um multiplicador e mobilizar social. Os editais que vamos lançar tem alguns recortes que se encaixam perfeitamente em setores envolvidos com o carnaval e as escolas de samba”.

A campanha Rio Contra a Fome já recebeu mais de 20 toneladas de alimentos. O projeto Ritmo Solidário, que atende os ritmistas das escolas de samba, já foi beneficiado com produtos para elaboração de cestas básicas. Salvino Oliveira disse que a secretaria da Juventude Carioca enfrenta o desafio da pandemia e trabalha projetando também o segundo semestre de 2021.

“A pandemia é um entrave muito grande, em especial para juventude, que tem energia, quer movimento e ocupar as ruas. Isso não tem desmotivado nosso trabalho na secretaria. Colocamos nossos projetos e modelos semipresenciais. A partir do 2º os projetos vão começar a rodar, porque utilizamos o primeiro semestre para fazer licitação, chamamento público e organização orçamentária da casa. Mesmo assim, nós já fizemos muitas coisas. A secretaria de Juventude coordenou uma conversa entre os coletivos de favela/periferia com o prefeito para ouvir quem estava na ponta no auge da segunda onda do Coronavírus. Uma das demandas foi a necessidade de se fazer uma campanha maior para arrecadação de alimentos. Alguns artistas também conversaram com o prefeito. Imediatamente, a campanha Rio Contra a Fome foi para rua e hoje ela atua em parceria com mais de 60 instituições, nos 2050 pontos de vacinação. Qualquer pessoa que quiser ajudar e no momento que for se vacinar pode levar 1kg de alimento não perecível, kit de higiene pessoal ou ambos. A gente pede que todos compartilhei nas redes sociais e avisem amigos e colegas sobre a campanha Rio Contra a Fome”.

Salvino Oliveira fez um balanço do trabalho na secretaria de Juventude e citou o maior desafio que ainda tem que enfrentar na pasta.

“Em quase cinco meses de gestão meu balanço é que tem sido um sucesso. Já lançamos dois grandes programas: o Geração Transformadora e o Emprega Juventude. O segundo, em especial, tem sido um sucesso tão grande, que já virou estudo de caso da pós em projetos da FGV. Isso se tornou uma política pública de referência, empregabilidade e geração de renda para juventude. Conseguimos lançar um edital de empreendedorismo para jovens da favela. Estamos coordenando a maior campanha da história de solidariedade do município do Rio de Janeiro. Ainda temos muitos desafios. O maior é a redução da violência contra a juventude, mas o futuro é muito animador. Estamos dando passos sólidos. São os cinco primeiros de existência da secretaria de Juventude, que antes do governo Eduardo Paes não existia, ela foi criada nesse governo”, comentou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.