InícioGrupo EspecialSem presença da Liesa, Comissão Especial de Carnaval da Câmara Municipal cobra...

Sem presença da Liesa, Comissão Especial de Carnaval da Câmara Municipal cobra plano emergencial para 2021

Ainda sem um posicionamento oficial do poder público e da Liesa sobre definições a respeito do Carnaval 2021, a Comissão Especial de Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro reuniu-se nesta sexta-feira de forma remota para debater um plano emergencial para a folia de momo em tempos de pandemia do Coronavírus. Convidada, a Liesa não enviou representante para o debate. A sessão foi comandada pelo presidente da comissão, vereador Tarcísio Motta (PSOL).

A grande polêmica do encontro foi a posição de Marcelo Siciliano (PP). Relator da comissão, ele minimizou a pandemia e defendeu a realização do carnaval na data tradicional, em fevereiro de 2021, causando espanto em integrantes da sociedade civil presentes.

“Estamos vendo bares e praias lotadas e isso não é acompanhado pelo número de óbitos e internações. A pandemia já acabou. Vai ser um prejuízo muito grande para todo mundo que depende do carnaval ele não ser realizado. É muito importante que a gente consiga fazer um carnaval bacana. Infelizmente não depende de mim. Sou apenas uma voz para gritar. Acho que o carnaval deve acontecer”, destacou.

Em uma de suas falas, Tarcísio Motta deixou claro que o posicionamento de Siciliano é de cunho pessoal e não representa uma reivindicação da comissão, que se reuniu para propor soluções e alternativas para a festa em meio às incertezas causadas pela pandemia.

“A posição da comissão não é no sentido de defender a realização do desfile com a pandemia. A intenção é ouvir as pessoas para pensar nos impactos para o carnaval. Não vejo proposta de nenhuma entidade carnavalesca de realizar o carnaval em fevereiro. É preciso uma tomada de decisão. E a partir daí lidar com impactos. Esse é o objetivo desta comissão. Querer carnaval eu quero muito. Me desespero em saber que não poderei brincar o carnaval. E não poderei porque a ciência está me dizendo isso. Não é porque as pessoas estão erradamente frequentando a praia que o carnaval tem que acontecer. É um erro. Agora é preciso tomar a decisão. A Riotur é o poder público, a Liesa é um ente privado. Não pode vir dela a determinação. Estamos ficando para trás”, alertou.

Diante da presença virtual do presidente da Vila Isabel, Fernando Fernandes e do diretor da Mangueira Moacyr Barreto, o diretor de operações da Riotur Marcelo Veríssimo recebeu cobranças de blocos e escolas, além de Tarcísio Motta, para a elaboração de políticas públicas e um plano emergencial para o Carnaval 2021. Marcelo confirmou que a entidade responsável pelo carnaval no município aguarda a decisão da Liesa para definir o que vai fazer, mas rechaçou que a Riotur esteja sendo inerte.

“A Riotur fica no aguardo com relação à data. A Liesa deve divulgar na próxima semana. Somos parceiros das entidades e tentamos agregar. A gente precisa receber essas demandas, alternativas. Sempre é tempo. Fomos procurados pelo projeto Ritmo Solidário, cedemos espaço para eles. Todos podem trazer sugestões e projetos. Não estamos dormindo”, finalizou.

Tarcísio Motta encerrou sua participação cobrando ações concretas imediatas do poder público no sentido de salvaguardar o sustento dos milhares de trabalhadores do carnaval que se encontram passando necessidade em casa.

“Existem dois níveis de emergência. O primeiro, as pessoas estão passando fome. Esta é para ontem. Precisamos colocar a Riotur no debate para uma resolução imediata. Outra é a realização do carnaval 2021. A Riotur pode criar editais de concursos virtuais, que são desburocratizados, para que qualquer agremiação carnavalesca possa concorrer, como forma de produzir algo para a cidade e recebam por isso. Não tem necessidade de esperar a Liesa. É preciso se mexer mais”, ponderou.

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...