A lei 17.701/21, de autoria do vereador Eliseu Gabriel (PSB), incluiu a Semana Municipal do Samba no Calendário Oficial de Eventos de São Paulo, a ser comemorada anualmente, na primeira semana do mês de dezembro. Nesta quinta-feira, 02 de dezembro, acontece a abertura da primeira edição desse evento, a partir das 19h, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Na oportunidade, além de exposições culturais que remetem ao samba e apresentações musicais, haverá homenagens a baluartes paulistanos: Escola de Samba Lavapés Pirata Negro; Thobias da Vai-Vai ; Antonio Carlos Tadeu Souza – Mestre Tadeu; Moisés da Rocha – Radialista e Jornalista; Deolinda Madre, Madrinha Eunice (in memoriam); Osvaldo Vilaça – O Mala; Laurinete Nazaré da Silva Santos – Dona Guga; Organização Cultural SP em Retalhos; Dona Duda Ribeiro; Clarício Gonçalves; Clayton Luiz Luciano; Camila Silva; Gilson Nunes; Liberto Solano Trindade e Raimundo Pereira da Silva.

Para o vereador, a criação da Semana Municipal do Samba não pretende apenas o reconhecimento desse ritmo para a cidade de São Paulo. “A Semana representa, sobretudo, o resgate e defesa da cultura afrodescendente, notadamente neste momento em que a sociedade não admite mais e reage contra o racismo estrutural”, ressalta Eliseu Gabriel.

Vale acrescentar que para participar do evento é exigida a apresentação do certificado de vacinação para a entrada na Câmara Municipal de São Paulo, além do uso de máscara.

Comentários