Por Lucas Santos e Walter Farias

O carnaval do Rio de Janeiro está oficialmente aberto. Nesta quarta-feira, o prefeito Eduardo Paes entregou a chave da cidade ao Rei Momo no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A festa estava marcada para acontecer em fevereiro, mas precisou ser adiada por conta da pandemia do coronavírus.

Foto: Lucas Santos e Walter Farias

O prefeito falou da emoção de poder voltar realizar o carnaval com segurança e pediu para que os foliões aproveitem a festa com responsabilidade.

“Depois de dois anos que a população do Rio de Janeiro e do ano inteiro tanto sofreu com essa pandemia e agora podemos chegar nesse momento, mesmo que o carnaval tenha sido adiado para uma época diferente do ano, mas a gente poder comemorar essa festa fantástica da cultura popular brasileira, da força da nossa gente, da nossa ancestralidade, das nossas origens, essa celebração que sai das favelas cariocas, dos cantos mais distantes dessa cidade e do maior espetáculo do mundo. Então, pra mim é uma honra e uma alegria de estar aqui como prefeito para poder passar o comando da cidade para o Rei Momo, para a rainhas e princesas. Quero dar boas vindas à todos e que possam nos próximos dias celebrar a vida, celebrar com responsabilidade, respeitando as regras e que a gente possa comemorar com muita alegria”, declarou Eduardo Paes.

A corte do carnaval carioca 2022 é formada por Wilson Dias, que está no posto pela 5ª vez, o vice é Alex de Oliveira Silva, a rainha é Thaiana Rodrigues Pinheiro e Luara Neto Lino e Deisiane Conceição de Jesus são 1ª e 2ª princesas. O Rei Momo exaltou a manifestação cultural que é o carnaval e declarou que será uma festa inesquecível.

Foto: Arquivo pessoal

“Passamos dois anos de muita angústia, de muita tristeza, muito choro e, nesse momento vivemos uma situação atípica, mas teremos um carnaval histórico. O carnaval é a maior manifestação cultural e neste momento estamos apoiando todas as agremiações e, tenho a plena certeza de que com a euforia dos foliões cariocas, vamos fazer uma festa inesquecível. Que nesse carnaval só reine a alegria, a espontaneidade, o consentimento de todos nós. Declaro aberto o carnaval carioca. Viva o samba”, disse o Rei Momo.

A rainha revelou para o site CARNAVALESCO qual era o sentimento de fazer parte da realeza do carnaval e de voltar a pisar na Sapucaí oficialmente depois de dois anos.

“É muito gostoso quando a gente faz o que gosta, o que ama. Fui uma escolhida pelos meus ancestrais para levantar a bandeira do samba, para resistência para não deixar o samba morrer e não deixar a arte da dança morrer. Então, com esse crescimento do samba no pé de modalidade, estou muito feliz e ansiosa. Feliz com essa galera que está nos abraçando e com essa representatividade de sermos passistas e estarmos onde merecemos”, declarou a rainha Thaiana Rodrigues Pinheiro.

Comentários