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Sinopse do enredo da Portela para o próximo carnaval

IGI OS̩È BAOBÁ

Pilar que une o céu e a terra!
Elo entre vivos e mortos.
Deus vivo e presente, és tu ó Baobá,
árvore sagrada testemunha do tempo.

O guerreiro de Oyó contempla Igi Oṣé.
Ele sente a energia. Evoca proteção com afeto e respeito.
O tronco é seu templo, e ali expressa sua religiosidade.

Saluba Nanã! Mãe de todos nós.
Tuas águas abundantes repousam no tronco do Baobá, nutrindo a terra.
Por ti os galhos se vestem de ojás lilás.

Orixás e vegetal estão unidos na energia sagrada…
Salve o Rei Dono da Terra! Omulu, curai-nos de todos os males que assolam nosso Aiyê!

Árvore da vida, ó Baobá.
Tu emanas a energia primeva que no solo africano faz eclodir a natureza. É ela que sopra o
vento da savana, e faz teus galhos balançarem.
A fauna passeia livremente ao seu redor, e tudo se doura sob a luz do Sol.
Teus frutos, folhas e sementes são alimentos e remédios para os seres vivos.
Tu és mãe que sacia nossa sede e fome.
Sob tua copa, oferece generosa e benfazeja sombra em meio à aridez das regiões onde impera.
Tuas raízes representam os ancestrais de nossas comunidades,
aconselham-nos e ajudam-nos a seguir com coragem e decisão.

Em Ajudá, o Rei Guezo nos fez esquecer…
Voltas e voltas em torno de ti para apagar toda nossa devoção, nossas lembranças, torná-la
“Árvore do Esquecimento”.
Portal do Não Retorno jamais conseguiu.

Fizemos de teu tronco, aparentemente tombado, a balsa que atravessou oceanos para nos
levar rumo ao desconhecido. E assim tuas raízes uniram dois mundos. Tua força multiplicada
ganhou novo significado em terras distantes.

Baobá, Árvore da Resistência!
Todos os solos pisados por pés africanos, sob a poeira da resiliência, fez com que a cultura
negra semeasse pelas Américas, germinando um Novo Mundo e a representação de sua fé. E
se algum desalento nos toca, ao olhar para teu esplendor, nos conectamos em seus firmes
troncos com nossa herança, e nos revitalizamos com a energia de nossos antepassados.

Fincamos em tuas raízes profundas valores e crenças que nenhum preconceito é capaz de
fazê-los tombar. E no solo rochoso da discriminação, elas encontraram fendas para ir mais
além, penetrando mais profundamente no solo, até, finalmente, encontrar a esperança.

E assim o tempo passou. Ora calmo, ora agitado como o vento a balançar tuas folhas… E sob o
Arco-iris de Oxumaré, tudo tornou-se menos sombrio.

Nos quilombos, favelas ou periferias, teus “rebentos” brotaram como galhos distintos que se
estenderam por toda América, expressando a identidade preservada da terra de seus
ancestrais, a África. No Brasil, os frutos nasceram em forma de Maracatu, Maculelê, Tambor de
Crioula, Caxambu, Jongo, Funk e tantas outras manifestações afro-brasileiras, assim como o
Samba.

Nas franjas da Região Central do Rio de Janeiro, espraiando-se por áreas alagadiças, floresceu
a Pequena África. Da Pedra do Sal à mítica Praça Onze, nos morro e subúrbios, os herdeiros do
“Berço do Mundo” comungaram sentimentos, compartilharam seu passado comum e criaram
as escolas de samba.

Nossos fundadores são nossos antepassados. Os velhas guardas, os guardiões de nossas
memórias. As baianas, a herança das antigas festas, profanas e sagradas. Ao som do batuque
da bateria, o suor dos passistas verte nossa ancestralidade. E até hoje, sempre que os
sambistas se unem de mãos dadas, sentem reverberar em suas almas a energia primordial
unindo a África e o Brasil, como bons filhos da diáspora que todos somos. O samba respira
como um velho Baobá.

Ọpẹ

Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage.

 

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