InícioSérie OuroAcadêmicos de NiteróiSossego opta por linha tradicional e apresenta samba para Carnaval 2020

Sossego opta por linha tradicional e apresenta samba para Carnaval 2020

A Acadêmicos do Sossego, antes mesmo de conquistar de volta o seu acesso ao Sambódromo em 2016, optou por seguir uma linha moderna na construção de sambas. Em 2016, a obra não tinha rima, no ano seguinte era um diálogo e mais à frente suplantava os verbos da composição. Porém, a linha será diferente para o Carnaval 2020. A azul e branca do Larga da Batalha, em Niterói, optou por seguir um caminho mais tradicional.

A escola apresentou sua obra para o ano que vem, composta pelos compositores Orlando Ambrósio, Diego Nicolau, Richard Valença, Renan Diniz, Jefferson Oliveira, Chaynne Santos, Jp Monteiro, Dudu Senna, Thiago Vaz, Professor Laranjo, Sérgio Joca e Mário da Vila Progresso, neste sábado no Clube 5 de Julho, no bairro do Barreto. A Sossego será a primeira a desfilar no sábado de carnaval, segunda noite de desfiles da Série A. A azul e branca apresenta o enredo ‘Tambores de Olokun’, do carnavalesco Marco Antônio Faleiros.

Melodia em tom menor e linha de samba mais tradicionalista

Diego Nicolau é um dos autores da obra que a Sossego apresentou para o Carnaval 2020. Experiente poeta do carnaval, o intérprete da Unidos de Pare Miguel, explicou ao site CARNAVALESCO como foi definida a linha de composição determinada pela agremiação.

“A escola optou por seguir com novos compositores acredito que tentando uma nova linha melódica para seu samba de 2020. Tentamos que a letra tivesse relação íntima com a melodia, quando o enredo é mais sombrio no utilizamos uma melodia em tom menor, quando falamos da travessia pra Pernambuco, do Maracatu e manifestações folclóricas pensamos numa melodia que tivesse essas nuances e assim por fim. É uma estrutura sem nenhuma grande novidade mas buscando qualidade e coerência. Achamos que o samba deve servir ao projeto de carnaval”, explicou.

Vivendo os dois lados na vida de compositor, compondo tanto para encomendas como para concursos tradicionais, Nicolau explica o que para ele são as principais diferenças estruturais nos dois modelos de composição.

“Na verdade, de cara converge a vontade de ter uma letra de boa qualidade e pertinência ao enredo e uma melodia que proporcione bom desempenho pra escola, seu cantor e bateria. Talvez, aí mora a diferença, temos a possibilidade de consultar e trocar ideia com os mais interessados pela obra é de acordo com isso ir tornando o samba o mais propício ao sucesso no desfile”, destaca.

Enredo exaltará traços da cultura popular

Marco Antônio Faleiros fará sua estreia na Sossego em 2020. O artista, depois de bons carnavais pela Alegria da Zona Sul, foi elogiado por Leandro Vieira na transmissão da Série A da TV Globo em 2019. Citando o colega como referência, Marco Antônio celebra sua chegada ao Largo da Batalha.

“Eu fiquei grato pelos elogios do Leandro na transmissão. Ele é uma referência como artista para qualquer carnavalesco. A opção pelo enredo foi não fugir de minha característica. Quando fui contratado, a escola me deu liberdade. Das três opções dadas a mim por eles, essa foi a escolha”, destaca.

Na entrevista ao site CARNAVALESCO, o artista busca explicar como será desenvolvido o enredo da Acadêmicos do Sossego para o desfile do ano que vem.

“O enredo mostra a força da cultura brasileira. Vamos passar por Pernambuco, a capital Recife, teremos o Maracatu, Nossa Senhora do Rozário, o bate-virado. Vamos fazer uma exaltação à cultura popular brasileira, voltada ao maracatu e encerramos com o grupo Tambores de Olokun, que é aqui do Rio de Janeiro”.

Presidente afirma que escola está profissionalizando pratas da casa

Desde que subiu para a Série A em 2016, a Sossego conseguiu permanecer em 2017 e 2019. Em 2018 acabou rebaixada, mas uma virada de mesa a manteve no grupo. Para seguir entre as principais escolas do carnaval, o novo presidente Hugo Júnior destaca que a agremiação está profissionalizando seus segmentos e departamentos.

“A gente assumiu tem uns 3 meses, estamos implantando um método de profissionalização das pratas da casa. É a única forma de conseguir destaque na Série A, na minha visão. A direção da escola está toda voltada nesse projeto. Além de observar onde houve erros e acertos em 2019. Ficar entre os 5 primeiras”, explica.

Hugo destaca que assim como as demais escolas de Niterói, a Sossego receberá um aporte da prefeitura local. Portanto, ele não sou precisar nem quanto e nem quando a escola irá receber a prometida verba.

“Nosso carnavalesco trouxe um enredo fácil de desenvolver, que gerou esse grande samba. Nosso ateliê está preparando as fantasias dentro do cronograma pensado. A escola comprou a briga dessa nossa administração. Não sabemos quando e quanto vamos receber, mas a prefeitura de Niterói já nos garantiu que vai ajudar as agremiações de Niterói. Receberemos esse suporte”.

Sossego irá ensaiar na Amaral Peixoto, garante diretor de carnaval

Alexandre Dias será o diretor de carnaval da Sossego no desfile de 2020. O dirigente falou ao CARNAVALESCO sobre as dificuldades para se colocar o carnaval na rua, mas destacou que a união da comunidade minimiza todas as dificuldades.

“O desafio primordial é a questão da união da comunidade. sem isso as escolas da Série A não andam. Apesar das adversidades, com os pés no chão estamos caminhando bem”.

Alexandre confirma os ensaios de rua na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói e revela a estrutura de desfile da Sossego no Carnaval 2020.

“São 21 alas, viremos com 1.600 componentes, três alegorias, sendo um acoplamento. Estamos em parceria com a Neltur (Niterói – Empresa de Lazer e Turismo S/A), vamos realizar nossos eventos aqui no Clube 5 de Julho para o Carnaval 2020. Mais para frente vamos fazer os ensaios de rua na Amaral Peixoto”.

Intérprete Guto colhe os frutos de grande estreia

Filho de Nova Friburgo, assim como o intérprete da Grande Rio, Evandro Mallandro, Guto vai para o seu segundo desfile à frente do carro de som no Largo da Batalha. Em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO, ele fez um balanço desse ano de estreia.

“Esse ano foi importante demais para mim, dei o primeiro passo como intérprete, ao lado da Juliana, foi um trabalho muito elogiado. Agora estou sozinho, com expectativa de novamente realizar um bom carnaval. Agradeço à escola pela oportunidade novamente”.

Guto falou sobre as características mais tradicionais do samba de 2020 e opção por uma linha melódica mais valente.

“O samba tem sido dito por muita gente como sendo melhor do que 2019. É uma obra que segue uma linha um pouco diferente. É mais valente, está mais dentro daquilo que as pessoas estavam acostumadas a ouvir. De 2016 a 2019 a agremiação seguiu uma linha moderna de composição. E a obra dessa vez opta por aquela mais tradicional de sambas”.

Casal vai estrear junto no Sambódromo

A grande novidade da Sossego no desfile de 2020 é o casal Emanuel e Cassiane. A dupla não só estreia no Sambódromo como também jamais havia dançado junta. A porta-bandeira recebeu essa oportunidade, já que Bruna Santos aceitou a proposta da Mocidade para ser primeira porta-bandeira em Padre Miguel.

“É a minha primeira oportunidade, é bem gratificante por ser meu retorno. Toda a comunidade me recebeu muito bem. Tem sido muito legal. Eu saí da escola em 2018, como segunda. Não queria mais desfilar, estou concluindo uma pós. Fui convidada pela Ponte com o Rafael. Vim como segunda da Ponte em 2019. Estávamos sendo bem elogiados e quando a Bruna decidiu aceitar a proposta da Mocidade, o presidente Hugo me ligou fazendo convite. A minha relação com o Emanuel é maravilhosa. O primeiro foi contato foi excelente, até porque não nos conhecíamos, estamos ensaiando com o nosso coreógrafo. Pegando muito firme. É uma parceria fechadíssima. Estamos correndo atrás”, destaca a porta-bandeira.

O parceiro de Cassiane, Emanuel faz coro com a opinião da colega, ressalta ter se surpreendido com a proposta da Sossego, comemora a oportunidade recebida por Bruna, sua ex-parceira, e também cita o início da parceria com a nova porta-bandeira.

“Como primeiro é a primeira vez. Sou terceiro na Portela, mas estou estreando. Foi uma grata surpresa esse convite. Foi um dia depois do meu aniversário. A Bruna era a porta-bandeira na ocasião e indicou o meu nome. Naquele momento ainda era o Wallace o presidente. Ele tinha a vontade de trabalhar comigo. O Hugo também abraçou a causa. Me deixou bastante feliz. Veio rápido a oportunidade. Fiquei muito feliz pela Bruna, é uma oportunidade muito merecida para ela, que é cria da Mocidade. Realmente não conhecia a Cassiane, mas ela chegou com muita vontade. Eu de cara abracei essa parceria. Me sinto muito feliz, nos tornamos muito amigos, além dela ser uma excelente porta-bandeira. Que seja uma parceria de vida também. E assim está sendo”, finaliza.

Swing da Batalha com quatro paradinhas no desfile, garante mestre

Outro membro da equipe da Sossego em 2020 que estreou em 2019 e permaneceu é o mestre da bateria Swing da Batalha, Laion Jorge. Ele faz um balanço desse ano de estreia.

“Foi um ano gratificante, realizei um sonho junto da minha equipe. Tivemos uma transição difícil, mas conseguimos cumprir os nossos objetivos. Devido ao mau tempo foi um desfile complicado, mas estamos trabalhando de uma maneira mais madura para 2020. Já estamos ensaiando há quatro meses”.

Quem gosta de bateria ousada pode ficar de olho na Sossego em 2020. O mestre garante ao site CARNAVALESCO que a Swing da Batalha irá realizar no mínimo quatro paradinhas na Marquês de Sapucaí em 2020.

“Estamos trabalhando o samba de 15 em 15 dias. É uma obra excelente, sendo a primeira escola da noite de sábado, nossa proposta é fazer um desfile de mais ousadia. Vamos fazer quatro paradinhas, dentro da melodia da composição, algumas novidades. Nesse período estou realizando ensaios de duas bossas. Andamento será mais atrás. Vamos passar com cerca de 230 ritmistas” conclui.

- ads-

‘Reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza’, diz Jorge Silveira sobre o enredo para o Carnaval 2025

O carnavalesco Jorge Silveira falou sobre o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025, que foi divulgado na noite desta sexta-feira. Intitulado "Salgueiro de...

Conheça o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

“De corpo fechado”: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte,...

‘Quando o enredo conquista, tende a iluminar o compositor’, diz Claudio Russo, após vencer o Estrela do Carnaval com o samba da Estácio

Claudio Russo, um dos autores do samba-enredo da Estácio de Sá no Carnaval 2024, festejou a vitória no prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo...