A série “Harmonia em Jogo” chega na Portela. Escola com o maior número de títulos do carnaval carioca, a águia de Oswaldo Cruz e Madureira, possui uma Comissão de Harmonia, que é composta por seis integrantes: Jorge Barbosa, Marcio Emerson, Leonardo Brandão, Nilce Fran, Sérvolo Jorge e Valter Moura. Eles dirigem este segmento atuando com os demais diretores da escola na preparação do desfile e nos projetos e eventos da agremiação.

Fotos: Divulgação

“Cabe a equipe de direção de carnaval, em concordância com a harmonia, bateria e o carro de som, definirem o andamento, canto, ritmo e os arranjos musicais aplicados ao samba-enredo que deverá ser desenvolvido e defendido no desfile oficial”, explicou o diretor Leonardo Brandão, porta-voz da Comissão de Harmonia da Portela.

O trabalho é construído o ano inteiro. “Os ensaios de quadra são primordiais para o desenvolvimento do trabalho de harmonia, pois através deles, o canto, a dança e a evolução chegaremos ao desenvolvimento da técnica, além da interação, participação e socialização de todos os segmentos, principalmente, dos componentes das alas comunidade”.

Leonardo Brandão garante que para a Portela é fundamental o ensaio de rua e os separados, pois a maioria acontece na Estrada Intendente Magalhães.

“Lá é onde percebemos a técnica de espaçamento, o andamento, o canto e a evolução. E, através desses ensaios que a harmonia atenta aos erros, seguimos a trabalhar a técnica separadamente com as alas, a fim de, eliminar as dificuldades encontradas. E, assim chegar à perfeição de uma grande harmonia/evolução”.

O canto dos componentes é a mola fundamental para o sucesso do desfile. A Portela confia em seus diretores.

“Entra o papel de cada diretor de Harmonia em solicitar, transmitir e incentivar aos componentes das alas a fazer o seu melhor. Por isso, os ensaios de canto são importantes, pois os julgadores poderão observar o desenvolvimento do trabalho realizado e a atuação de cada componente”, comenta Brandão.

Por fim, a Comissão de Harmonia da Portela acredita que a mudança no quesito é importante para o carnaval das escolas de samba.

“Seria mais justo se houvesse um quesito que julgasse exclusivamente o desempenho e a atuação do carro de som”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.