Ano novo e logo do enredo nova na atual campeã do carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Na noite desta quarta-feira o carnavalesco Marcus Ferreira, da Viradouro, junto com Tarcisio Zanon, anunciou mudança no logo da escola de Niterói para o Carnaval de 2022. Confira abaixo a explicação do artista. A criação e design são de Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon. As ilustrações de Roberto Monteiro.

Foto: Reprodução

“O designer do carnaval: Talvez J.Carlos seja um dos primeiros carnavalescos da história incipiente do carnaval brasileiro. Grande caricaturista dos círculos, dos guizos, coretos e das grandes sociedades (primórdio das escolas de samba). Caricaturou nossa gente, gente fantasiada que viveu como nunca o carnaval de 1919. Estará presente, seu traço, suas formas, suas cores, além do dedo criativo imaginário de Deus. Dedo esse, que nos faz recriar a data da nossa logo para o próximo carnaval, como diz o bordão: – pula pra 2022. Eu e @tarcisiozanon na @unidosdoviradouro levamos fé! Que o próximo carnaval, seja uma virada de página também ao respeito a cultura do carnaval carioca, tão dizimada nos últimos quatro anos”, disse Marcus Ferreira.

“Tomadas por um sentimento de libertação, em 1919, após Gripe Espanhola, as pessoas usaram o momento para liberarem toda alegria. Transformaram o luto em alegria. Foi um marco na história do Rio de Janeiro e do carnaval. O nosso enredo tem grande densidade cultural, porque foi nesse ano de 1919, que o samba se tornou o principal ritmo do carnaval. O Bola Preta fez seu primeiro desfile”, explicou Tarcísio Zanon, no lançamento do enredo, em abril do ano passado.

Na época, o presidente da Viradouro, Marcelinho Calil, também falou sobre a ideia do enredo para o desfile de 2021.

“É um enredo que tem a cara da escola. Traz alegria e esperança. Vamos lá atrás em 1919, fazemos paralelo com o momento que vivemos agora, e vamos construindo esse fio juntos. A mensagem pega no respeito a dor, tristeza, mas também são mecanismos de transformação e reflexão. Nosso enredo é de muita alegria”, disse o presidente Marcelinho Calil.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.